DOAR AGORA

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS
6 de dezembro de 2022 COMIN Comunicação

Povos indígenas na COP 27

Lideranças do movimento indígena, representativas de todas as regiões e biomas do país, estiveram na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), realizada entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito.

Joziléia Kaingang e Marcos Kaingang, assessora e assessor de projetos de FLD-COMIN, participaram da conferência, representando o bioma Mata Atlântica e os povos da região Sul do país e suas organizações ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade) e Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul), respectivamente.

Veja o que Marcos falou sobre a relação da demarcação dos territórios e a proteção do meio ambiente e Joziléia sobre o impacto da crise climática para o povo Kaingang.

Região Amazônia

Com o tema “Ferramentas para defesa dos territórios”, a AGIR (Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia) realizou, entre os dias 4 e 6 de novembro, a Oficina de Comunicação para mulheres indígenas de Rondônia, na Aldeia Paiter Linha 09, Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal.

A oficina teve como objetivo capacitar as mulheres para comunicar a luta de seus povos e territórios, utilizar as mídias sociais e produzir conteúdo próprio. FLD-COMIN foi parceira na realização da oficina através do projeto Moviracá: direito à terra indígena, fruto da parceria com o movimento indígena e financiado pela União Europeia, e esteve presente através de sua assessoria de comunicação e de projetos. Confira como foi.

No Amazonas, cerca de 50 professoras e professores dos povos Apurinã e Camadeni, representando sete terras indígenas do município de Pauini, participaram de Oficina sobre Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas (PPPIs), na Aldeia São Gerônimo, Terra Indígena Catipari/Mamoriá.

A oficina teve como objetivo discutir com esses povos a criação do PPPI de suas escolas e foi realizada em parceria com FLD-COMIN, que esteve presente a convite da OPIAJ (Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi). Leia mais.

Região Sul

Novembro foi mês de formações com professoras e professores através do Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso (PROFORDI/FLD-COMIN).

Em Estância Velha (RS), docentes da rede municipal de ensino participaram do curso “Povo M’bya Guarani: cultura viva na escola”. O grupo, formado por 40 pessoas, esteve na Retomada Ka’Aguy Porã, na cidade de Maquiné (RS), para um momento de vivência com o povo M’bya Guarani. Recebidas e recebidos pelo cacique André Benites, no espaço da Escola Municipal Indígena Teko Jeapo, conheceram parte da comunidade e viram a apresentação do Coral Araí Ovy.  Saiba mais sobre a formação.

Em São Leopoldo (RS), 21 docentes da Educação Infantil de escolas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação refletiram sobre a temática indígena na formação “Partindo do simbólico – como a Educação Infantil pode ser espaço de respeito aos povos indígenas”. Veja fotos da atividade.

Publicação “Povos Indígenas: nossos direitos, nossas vidas, nossas lutas”

Para apoiar lideranças e comunidades indígenas na busca por seus direitos e pelos órgãos públicos competentes para sua defesa, foi lançada a cartilha “Povos Indígenas: nossos direitos, nossas vidas, nossas lutas”.

A cartilha é produzida por indígenas de diferentes regiões e etnias e procura fortalecer e potencializar a garantia dos direitos dos povos indígenas em diversas áreas, como saúde, educação e território, diante de um contexto histórico de violência, genocídio e negação de direitos praticado pelo Estado brasileiro a esses grupos e do desconhecimento da legislação.

Acesse a publicação aqui.

1º Festival de Cinema e Cultura Indígena

A animação “Ga vī: a voz do barro” está no 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI). O curta conta a tradição Kaingang sobre cerâmica, barro e território a partir das memórias narradas por Gilda Wankyly Kuita e Iracema Gãh Té Nascimento.

Projeto realizado pelo Coletivo Juventude Indígena Kaingang Nẽn Ga, COMIN, Tela Indígena e Vini Albernaz, foi selecionado para a Mostra Competitiva do festival junto a outros nove filmes e será exibido dia 10 de dezembro. O FeCCI acontece no Cine Brasília, em Brasília, com o propósito de incentivar a produção cinematográfica indígena e contribuir para a visibilidade e o reconhecimento de profissionais do audiovisual.

Planejamento, Monitoramento e Avaliação

A equipe de FLD-COMIN reuniu-se, entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, no Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), no distrito de Águas Claras, em Viamão (RS), para realizar sua reunião de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) do final de 2022.

Estiveram presentes também pessoas do Conselho de FLD-COMIN, a coordenação programática da FLD, assessorias de demais programas de FLD-COMIN-CAPA e a assessoria jurídica do escritório Kauer, Villar & Advogados Associados. Veja fotos aqui.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this