DOAR AGORA

Campos de Trabalho

Região Acre e Sul do Amazonas

Equipe

Criança Jamamadi Deni da comunidade do Tocimão, Terra Indígena Inauiní Teuiní (AM)

Povos

O foco de ação do COMIN no Acre e sul do Amazonas é com os povos Apurinã, Huni Kuĩ e Jamamadi Deni. O COMIN atua nos municípios de Rio Branco (AC) e Boca do Acre e Pauini (AM)

O povo Apurinã pertence à família linguística Aruak, do tropo Maipuri, e vive nos estados do Acre e Amazonas. Sua história de contato foi extremamente violenta e se deu durante o ciclo da borracha. Neste período, final do século XIX até 1945, muitas e muitos Apurinã foram escravizadas e escravizados e suas terras invadidas. O povo Apurinã se autodenomina pupỹkary (homem) ou pupỹkaro (mulher) e está dividido em dois clãs: Xuapurunery e Metumanety. Vive basicamente de uma agricultura de subsistência

O povo Huni Kuĩ pertence à família linguística Pano, do tropo Hatxa Kuĩ, e vive no estado do Acre e no Peru. Sua história de contato é semelhante ao dos povos Apurinã e Jamamadi, pois também foram escravizadas e escravizados, suas terras invadidas e tomadas, e muitas comunidades sofrem para poder demarcá-las. Uma característica marcante desse povo é o canto e da dança.

O povo Jamamadi pertence à família linguística Awara, do tropo Deni, e vive no estado do Amazonas. Também sofreu com o contato das pessoas não indígenas e foi escravizado durante o ciclo da borracha. Está dividido em quatro clãs: Tamakuri-Deni, Bucure-Deni, Maucuvi-Deni, Anupiva-Deni. É caracterizado como um povo coletor e seminômade em seu próprio território e vive de uma agricultura de subsistência.

Áreas de Atuação

As ações junto ao povo Apurinã visam a revitalização da cultura e da identidade indígenas, entendidas como condições sine qua non para que as comunidades possam desenvolver resposta e resiliência frente às crescentes pressões e influências externas. O COMIN tem contribuído com o povo Apurinã com ações pautadas na educação, saúde e etno-sustentabilidade, enfatizando de forma mais específica o campo das políticas linguísticas e educacionais. Isso ocorre a partir da qualificação do ensino da sua língua materna – o que é um desejo das próprias pessoas indígenas –, com enfoque na preparação pedagógica das professoras e dos professores atuantes nas escolas indígenas, através de oficinas linguístico-pedagógicas anuais, o que possibilita que indígenas que não falam a língua Apurinã, principalmente as professores e os professores, sejam alfabetizadas e alfabetizados na língua materna e aquelas e aqueles que sejam falantes da língua tenham domínio sobre a escrita e gramática da mesma.

Outra atuação do COMIN é na promoção do protagonismo cultural e comunitário das mulheres Apurinã, através da realização de oficinas de cerâmica e cestaria – esta última envolvendo também homens –, o que fortalece a autoestima e liderança, além de ser uma fonte complementar de renda para a família. Há enfoque ainda na revitalização das festas tradicionais Kyynyry do povo Apurinã, assim como da casa tradicional Apurinã Ayko. O estudo e uso da língua e a consequente revitalização das tradições Apurinã também são formas de fortalecer as práticas culturais de antepassados desse povo entre as pessoas mais jovens.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this