DOAR AGORA

Moviracá: direito à terra indígena

SOBRE

O projeto Moviracá: direito à terra indígena busca contribuir para a resistência indígena nacional na defesa de seus direitos constitucionais, através do fortalecimento de movimentos e organizações indígenas em Rondônia, sul do Amazonas, sul do Mato Grosso do Sul e na região Sul do Brasil.

Moviracá é fruto da parceria entre o movimento indígena e a Fundação Luterana de DiaconiaConselho de Missão entre Povos Indígenas (FLD-COMIN), financiado pela União Europeia (UE).

REALIZAÇÕES

  • Capacidades fortalecidas de movimentos e organizações indígenas;
  • Apoio jurídico ampliado em processos de demarcação de terras indígenas e de impacto de grandes obras para a defesa de territórios indígenas;
  • Protagonismo ampliado de mulheres indígenas em ações de defesa dos direitos e territórios; e
  • Incidência ecumênica em apoio aos povos indígenas no âmbito internacional.

GRUPO-ALVO

Lideranças e representantes de 144 comunidades de 17 povos indígenas, bem como de 13 organizações indígenas da região Sul e do estado de Rondônia.

As comunidades e organizações indígenas se identificam como integrantes dos povos Kaingang (RS), Laklãnõ-Xokleng (SC), Guarani Mbya e Avá (RS/SC/PR), Guarani Kaiowá (MS), Karo Arara e Tupari, Makurap, Aruá, Kanoé, Kampé, Arikapu, Sakirabiak, Djeoromiti, Dhiajui e Wajuru (RO), Apurinã e Jamamadi Deni (AM).

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this