DOAR AGORA

Eixos e Áreas Temáticas

Eixos e Áreas Temáticas

Para cumprir sua missão e visão, o COMIN se organiza em quatro Eixos de Ação, concebidos como espaços de atuação junto aos Povos Indígenas, à IECLB, à Sociedade em Geral, e ainda de Sustentabilidade Institucional.

Nesse processo, o COMIN também identifica e reorganiza suas áreas temáticas de atuação, assim definidas: Direitos HumanosSustentabilidade Socioambiental e Diálogo Intercultural e Inter-religioso. As três áreas temáticas abrangem a atuação que o COMIN historicamente tem desenvolvido junto aos povos indígenas e à sociedade. Esta definição visa fortalecer a unidade da atuação interdisciplinar do COMIN.

A legitimidade do direito à vida, expressa pelas diferentes matrizes culturais, prevalece sobre toda e qualquer perspectiva legal. Assim, o COMIN busca a promoção dos Direitos Humanos, especificamente os direitos dos povos indígenas, valorizando e revitalizando práticas de alimentação e medicina tradicionais, a língua materna, apoiando o direito à saúde e à educação diferenciadas, como também contribuindo no direito à terra e territorialidade, sua demarcação e proteção.

O reconhecimento da biodiversidade só tem sentido quando uma diversidade social dialoga com o seu meio, estabelecendo uma relação de interdependência. Para o COMIN, a Sustentabilidade Socioambiental busca valorizar, revitalizar e adequar formas tradicionais de exercer a territorialidade indígena e de apoiar iniciativas de sustentabilidade dos povos indígenas e da proteção do meio ambiente. Esta área temática se apoia no reconhecimento à organização cultural, aos saberes tradicionais, à participação indígena e à importância de incidir em políticas públicas mais justas socioambientalmente.

O protagonismo indígena e seu reconhecimento enquanto sujeitos de uma sociedade pluriétnica e multicultural, essenciais para as áreas temáticas anteriores, também são premissas para a promoção do diálogo. O Diálogo Intercultural e Inter-religioso, tematizado no COMIN, visa a criação de espaços de inter-relações e convivência digna entre os povos indígenas e os diversos setores da sociedade, sejam formais e/ou informais. O encontro entre diferentes fortalece a identidade cultural e religiosa tanto dos povos indígenas, como das demais interlocutoras e dos demais interlocutores sociais.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this