DOAR AGORA

Docentes Apurinã e Camadeni participam de oficina sobre Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas

Docentes Apurinã e Camadeni participam de oficina sobre Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas
3 de novembro de 2022 COMIN Comunicação

Oficina foi realizada na Aldeia São Gerônimo, Terra Indígena Catipari/Mamoriá (AM). Foto: Camila Puruborá/COMIN

POR EQUIPE COMIN AMAZÔNIA

Cerca de 50 professoras e professores dos povos Apurinã e Camadeni participaram de Oficina sobre Projetos Políticos Pedagógicos Indígenas (PPPIs), entre os dias 24 e 28 de outubro, na Aldeia São Gerônimo, Terra Indígena Catipari/Mamoriá, do povo Apurinã.

O grupo representava sete terras indígenas localizadas no município de Pauini (AM): Baixo Seruini, Catipari-Mamoriá, Peneri- Tacaquiri, Kapyra- kanakury, Camadeni, Seruini-Mariene e Água Preta-Inari.

A oficina foi ministrada por Romy Guimarães Cabral, docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e teve como objetivo discutir junto aos povos Apurinã e Camadeni a criação do Projeto Político Pedagógico de suas escolas, pois nenhuma escola indígena de Pauini possui um PPP, documento necessário e norteador de propostas educacionais escolares.

Docentes que participaram da oficina discutiram sobre propostas educacionais escolares. Foto: Camila Puruborá/COMIN

As escolas indígenas são espaços de luta e resistência, onde as professoras e os professores têm como principal compromisso formar indígenas para a autonomia e fortalecimento da própria cultura, dos valores e de processos identitários correlatos.

“Nós somos mais que professores, também somos lideranças, queremos que nossos alunos aprendam na escola a defender nosso povo e nosso território”, afirmou o professor João Batista. A fala foi reforçada pelo professor Raimundo Apurinã: “Nossos alunos têm que saber a nossa cultura Apurinã e também dominar a tecnologia do não indígena. Isso vai servir para nos ajudar hoje e no futuro”.

A atividade foi realizada pela Coordenação Regional do Médio Purus (CR- MPur) e Coordenação Técnica Local de Pauini (CTL Pauini) em parceria com o COMIN, que esteve presente junto com sua assessoria a convite da Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi (OPIAJ).

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this