DOAR AGORA

Consulta da Federação Luterana Mundial: Uma Comunhão Indígena

Desconhecido

Categoria: Documentos.
Idioma: Espanhol/Inglês – Português/Inglês.
Páginas: –.
Editora: .

Nos dias 20-24 de setembro aconteceu em Karasjok, norte da Noruega, uma consulta promovida pela Federação Luterana Mundial, reunindo representantes de igrejas luteranas no mundo que tem trabalhos com indígenas. A Pa. Graciela Chamorro e o P. Hans Alfred Trein participaram como representantes da IECLB. A consulta atendeu a uma deliberação tomada na Assembléia Geral da FLM, em Winnipeg (julho de 2003).

Seguiu a estrutura de três blocos temáticos já sugeridos na resolução da Assembléia:

Articulação de trabalho em rede;
Estudo na área de evangelho, cultura e espiritualidade indígena;
Direitos humanos e direitos à terra.

A consulta reuniu representantes de todos os continentes (dos países: Namíbia, Austrália, Índia, Indonésia, Malysia, Nepal, Nova Zelândia, Groenlândia, Noruega, Suécia, Argentina, Paraguay, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Canadá, EUA) e foi organizada pelo secretariado de Direitos Humanos da FLM, coordenado pelo Sr. Peter Prove. A cidadezinha escolhida para sediar a consulta, Karasjok, tem 90% de sua população do povo indígena nórdico, Saami e também é sede do Parlamento Saami. A trajetória histórica do povo Saami que vive no círculo ártico em quatro países, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, marcou uma parte da consulta. Houve intensa troca de experiências e saberes entre as representações indígenas presentes.

O programa constava de estudos bíblicos, celebrações, palestras sobre elementos culturais indígenas, sobre o encontro entre cultura indígena e cultura ocidental e suas respectivas religiões e espiritualidades. Também houve visita ao parlamento indígena Saami, forma pela qual se oportuniza a participação política dos Saami relativa à sua região e vida. A consulta propõe que a FLM crie um programa indígena.

Confira abaixo os documentos:

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this