DOAR AGORA

Jovens indígenas realizam primeiro encontro de comunicadoras e comunicadores da região Sul

Jovens indígenas realizam primeiro encontro de comunicadoras e comunicadores da região Sul
2 de junho de 2022 COMIN Comunicação

Juventude indígena utiliza a comunicação para dar visibilidade às lutas do movimento indígena. Foto: Daniela Huberty/COMIN

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO COMIN E ARPINSUL

Mais de 30 jovens indígenas da região Sul irão participar, entre os dias 5 e 10 de junho, do 1º Encontro de Jovens Comunicadoras(res) Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), na Aldeia Pirá Rupá, em Palhoça (SC).

Com o tema “A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”, o encontro tem como objetivo reunir jovens comunicadoras e comunicadores indígenas em um processo de imersão e formação continuada, além de promover um processo de intercâmbio de saberes tradicionais e técnicos. O evento tem apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

“A comunicação indígena tem sido uma fundamental ferramenta de luta, por isso é necessário que, cada vez mais, nós, jovens comunicadores e comunicadoras indígenas, assumamos e demarquemos esse espaço, e que assim possamos ser protagonistas de nossas próprias narrativas”, afirma o coordenador de comunicação da Arpinsul, Yago Kaingang. 

A partir do encontro, busca-se consolidar e estruturar uma rede de comunicadoras e comunicadores que possam atuar diretamente em seus territórios e em suas organizações de base e ecoar suas vozes também para fora desses espaços, narrando suas próprias histórias e lutas, como ressalta Yago. “Foi diante desse contexto que pensamos na realização do 1º Encontro de Comunicadoras e Comunicadores Indígenas da Arpinsul, para que, através desse momento de imersão e formação, possamos inserir nossos jovens nesse etno espaço que é a comunicação indígena e para que possamos todas, todos e todes juntos somar na luta do movimento indígena nacional e internacional pelos direitos indígenas”.

Programação

Durante os dias do encontro, as jovens e os jovens indígenas  irão participar de oficinas sobre a criação de conteúdo e gestão de redes sociais, fotografia e uso de tecnologias e introdução à transmissão em redes sociais, além de rodas de conversa com as temáticas “Comunicação e Política”, “Comunicação para diversidades e pelas lutas sociais” e “A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”, tema do evento. Com o intuito de fortalecer o protagonismo indígena, as oficinas e rodas de conversa serão ministradas por pessoas indígenas que já atuam com comunicação em seus territórios ou coletivos. Haverá ainda momentos de acolhimento, falas de lideranças e atos culturais, focando nas especificidades de cada povo presente.

Serviço

O quê: 1º Encontro de Jovens Comunicadoras(res) Indígenas da Arpinsul

Quando: 05 a 10 de junho de 2022

Onde: Aldeia Pirá Rupá, Palhoça (SC)

Contato: 

Yago Kaingang/Coordenador de Comunicação da Arpinsul

[email protected]

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this