DOAR AGORA

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS
21 de setembro de 2022 COMIN Comunicação

Oficina de Gestão Coletiva de Projetos

Parte da equipe de FLD-COMIN esteve reunida, entre os dias 25 e 27 de agosto, com representantes das organizações indígenas parceiras para momentos de reflexões, partilhas e alinhamentos. As organizações que participaram do encontro, realizado em São Leopoldo (RS), fazem parte do projeto Moviracá: direito à terra indígena, uma parceria de FLD-COMIN com o movimento indígena, financiado pela União Europeia, e do projeto de COMIN com Pão para o Mundo.

Durante dois dias, o grupo – formado por representantes da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR), Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi (OPIAJ) – participou de Oficina de Gestão Coletiva de Projetos, com a assessoria de Puyr Tembé, co-fundadora da Anmiga e presidenta da FEPIPA, e Samantha Ro’Tsitsinã Xavante. Também foi formado um Grupo Político Gestor que acompanhará os projetos em parceria com FLD-COMIN.

Veja aqui como foi o encontro.

 

Caravana das Originárias da Terra

Com a parceria de FLD-COMIN-CAPA e o projeto Moviracá: direito à terra indígena, as mulheres da Anmiga realizaram a Caravana das Originárias da Terra nos territórios sagrados de Rondônia e da região Sul. Ao som de seus maracás e com a força de sua ancestralidade, as mulheres somaram forças para demarcar sua luta contra a violência a seus corpos-territórios e promoveram ações de fortalecimento, partilhas e acolhimento.

Em Rondônia, entre os dias 15 e 16 de agosto, mais de 50 mulheres indígenas, de 14 diferentes povos, reuniram-se na Terra Indígena Sete de Setembro, município de Cacoal (leia aqui). Já na região Sul, mais de 400 mulheres participaram da Caravana nos territórios do Tekoha Y’hovy (PR), Terra Indígena Morro dos Cavalos (SC) e Terra Indígena Por Fi Ga (RS), entre os dias 18 e 25 de agosto (leia aqui).

“Nós somos a cura da Terra”

No dia 5 de setembro, Dia Internacional das Mulheres Indígenas, as mulheres da Anmiga escreveram um importante artigo sobre a data.

Como calar diante de um ataque? Diante de um Genocídio que faz a Terra gritar mesmo quando estamos em silêncio? A Terra tem muitos filhos e uma mãe chora quando sente que a vida que gerou hoje é ameaçada, é violentada, é destruída. A Terra é irmã, é filha, é tia, é mãe, é avó, é útero, é alimento, é a cura do mundo. Mas, ainda existe a chance de mudar isso, porque nós somos a cura da Terra!” 

Leia o artigo completo.

40 anos do COMIN

Em setembro de 2022, o COMIN completa 40 anos de atuação! São anos atuando no apoio e na defesa dos direitos das comunidades e povos indígenas, assessorando e estabelecendo parcerias com os povos e as organizações indígenas nas regiões Sul e Amazônia.

Para marcar esta data, relembre conosco um pouco desta história a partir de vídeos em que estamos contando sobre a nossa atuação e o contexto do movimento indígena nessas quatro décadas, e também através de mensagens que estamos recebendo e publicando em nosso Instagram e Facebook ao longo do mês. No dia 27 de setembro, às 19h, faremos uma roda de conversa ao vivo para celebrar e refletir como deve ser a nossa atuação na próxima década, com a presença de pessoas indígenas parceiras da nossa organização. Saiba mais aqui e participe desse importante momento conosco!

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this