DOAR AGORA

Junto às mulheres indígenas da ANMIGA, COMIN promove lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2023

Junto às mulheres indígenas da ANMIGA, COMIN promove lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2023
27 de janeiro de 2023 COMIN Comunicação

Na próxima terça-feira, dia 31, as mulheres indígenas da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) junto ao Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) lançam o caderno da Semana dos Povos Indígenas 2023, que tem como tema “Mulheres: corpos-territórios indígenas em resistência!”.

O lançamento acontece durante a Pré-Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília (DF), a partir das 14h, em uma mesa com a presença de Braulina Baniwa, Giovana Mandulão e Jozileia Kaingang, autoras do caderno. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do COMIN e Facebook do COMIN e da ANMIGA.

Além de apresentar o caderno, o lançamento será um momento de debate e reflexão para o enfrentamento ao racismo e valorização da vida das mulheres indígenas, tão invisibilizadas na sociedade, embora tenham grande contribuição para a mesma.

Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2023

Quando se pensa no corpo-território indígena, é necessária uma reflexão para além do que entendemos comumente como um corpo. Quando as mulheres indígenas falam de seus corpos-territórios, elas estão falando das heranças ancestrais e espirituais que carregam, além da sabedoria coletiva de seus povos.

O caderno da Semana dos Povos Indígenas 2023 traz a ancestralidade e a potência dos corpos-territórios das mulheres indígenas. O material quer, não somente tematizar a presença e atuação de mulheres indígenas, mas, especialmente, ser a própria fala dessas mulheres a partir de seus biomas, “porque somos terra, sementes, raiz, tronco, galhos, folhas e frutos, mulheres conectadas com o corpo da Terra”.

O material é escrito pela ANMIGA, um movimento ancestral, tradicional e social, criado e constituído por mulheres indígenas dos seis biomas brasileiros, desde o chão da aldeia até o chão do mundo; e ilustrado por Wanessa Ribeiro, do povo Guarani Mbya. Após o lançamento, o caderno estará disponível em nosso site.

Pré-Marcha das Mulheres Indígenas

Para continuar fortalecendo e ecoando as vozes das mulheres indígenas em espaços de poder em 2023, a ANMIGA realiza a Pré-Marcha das Mulheres Indígenas, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, em Brasília (DF). O evento tem como objetivo debater coletivamente perspectivas de incidências em espaços como o Ministério dos Povos Indígenas, Congresso Nacional, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), através da Bancada do Cocar, além de começar a construção da III Marcha das Mulheres Indígenas, prevista para setembro de 2023.

Para apoiar a luta das mulheres indígenas, faça sua doação aqui.

Serviço:

O quê: Lançamento do material “Mulheres: corpos-territórios indígenas em resistência” do COMIN e da ANMIGA

Quando: 31 de janeiro (terça-feira), a partir das 14h

Onde: Pré-Marcha das Mulheres Indígenas, Brasília (DF), e no Youtube do COMIN e Facebook do COMIN e da ANMIGA.

Mais informações: Assessoria de Comunicação do COMIN

Daniela Silva Huberty – [email protected] / (55) 99959-9842

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this