DOAR AGORA

Equipe de FLD-COMIN-CAPA realiza encontro presencial voltado ao Projeto Político Pedagógico

Equipe de FLD-COMIN-CAPA realiza encontro presencial voltado ao Projeto Político Pedagógico
9 de setembro de 2022 COMIN Comunicação

Segunda etapa presencial do movimento de elaboração do PPP em agosto de 2022. Foto: Diangela Menegazzi/CAPA

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, 66 pessoas integrantes da equipe de FLD-COMIN-CAPA estiveram reunidas presencialmente para dar continuidade ao movimento de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da organização. O encontro ocorreu na Associação Wally Heidrich, da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), município de Governador Celso Ramos (SC).

A roda de diálogo aberta teve como pano de fundo as questões: Que mundo é esse? Quem somos nós? Para que existimos? Onde queremos chegar? Essas questões provocaram os diálogos para se avançar nas reflexões sobre identidade, missão, objetivos e metodologias. A programação se sustentou em rodas de conversas, de grupos menores a grandes plenárias para discussão.

O Pastor Fábio Bernardo Rucks, presidente da Diretoria Executiva, disse que saiu do encontro com a certeza de que as pessoas estão fazendo um trabalho de construção coletiva, orientado pelo compromisso com a Diaconia Transformadora, enquanto organização da sociedade civil, com vínculo confessional com a IECLB. “Participar do encontro me fez ver a importância de estarmos sintonizados enquanto instâncias de gestão e governança”, ressaltou.

Pastor Fábio Bernardo Rucks, presidente da Diretoria Executiva, disse que saiu do encontro com a certeza de que as pessoas estão fazendo um trabalho de construção coletiva. Foto: Daniela Huberty/COMIN

Construção coletiva

A organização do encontro deu-se de forma coletiva, de modo que toda equipe integrou grupos de trabalho específicos para a formulação e realização do evento. O compartilhamento de responsabilidades e tarefas envolveu desde a programação e a logística do evento, passando por momentos de místicas e confraternizações, até a escolha dos alimentos orgânicos e agroecológicos servidos nas refeições. A sistematização e comunicação também foram cuidadas por grupos específicos.

“Nós nos sentimos pertencentes ao processo, estávamos, de fato, dentro do encontro. Essa coisa de dividir as tarefas e todo mundo participar foi muito interessante, porque a gente consegue refletir sobre a instituição, a gente consegue se sentir responsável por todo o processo, por todo o trabalho”, afirmou Juliana Soares, mulher negra e kilombola do Kilombo Coxilha Negra, São Lourenço do Sul (RS), e assessora de projetos de FLD-COMIN-CAPA.

Para Juliana, o que teve de mais marcante no encontro foi o movimento da organização acerca do debate sobre racismo, gênero e homofobia. “O quanto a instituição está se movimentando pra se desconstruir e se reconstruir a respeito dessas questões. Saio desse evento muito fortalecida, muito esperançosa, pois muito me impressionou o comprometimento da instituição e das e dos colegas”.

“Saio desse evento muito fortalecida, muito esperançosa, pois muito me impressionou o comprometimento da instituição e das e dos colegas”, Juliana Soares. Foto: Daniela Huberty/COMIN

Esta é a segunda etapa presencial do movimento de elaboração do PPP. Em ambiente virtual, estão sendo realizados encontros mensais desde outubro de 2021. Encontros virtuais e presenciais estarão acontecendo ao longo dos próximos meses.

“O projeto político pedagógico tem gerado um movimento crescente de engajamento da equipe no pensar e transformar a FLD-COMIN-CAPA numa só organização. Sinais de mudança, de aprofundamento da atuação conjunta, já são perceptíveis nos programas e projetos. A equipe está profundamente comprometida e animada com este movimento”, afirmou Marilu Nörnberg Menezes, coordenadora programática.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this