DOAR AGORA

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS
14 de outubro de 2022 COMIN Comunicação

40 anos do COMIN

O COMIN celebrou seus 40 anos de atuação com os povos indígenas na roda de conversa “COMIN 40 anos – como será a próxima década?”. Participaram conosco Edson Kayapó, ativista e docente do IFB, Kuaray, Marelva Sakyrabiar e Nyg Kaingang, representantes das organizações indígenas CGY, AGIR e ANMIGA, respectivamente.

Celebrar os 40 anos da organização, segundo o coordenador Sandro Luckmann, “implica em não desejar ficar preso num olhar para trás, mas em manter a disposição para o seguimento e a convicção da importância do ato fundamental de escuta junto com os povos indígenas. A importância em estar em acordo ao protagonismo dos povos indígenas, seus movimentos, articulações e estratégias”. Veja como foi a roda de conversa.

Além da roda de conversa, ao longo de todo o mês de setembro foram divulgados vídeos sobre a atuação do COMIN e o contexto do movimento indígena nessas quatro décadas, e mensagens de instituições e organizações indígenas e não indígenas parabenizando pela data (confira em nosso Instagram e Facebook)

Região Amazônia

A aldeia Paygap, Terra Indígena Igarapé Lourdes (RO), recebeu o primeiro Encontro de Mulheres Indígenas Karo Arara, nos dias 7 e 8 de outubro, para discutir a cultura do povo a partir do artesanato, da música e da sabedoria das mulheres indígenas.

Cerca de 50 mulheres Karo Arara reafirmaram “Naxo pat tîn tap”: são elas que defendem e mantêm a floresta em pé e, por isso, não permitirão quaisquer tipos de usurpação de seu território. O evento foi realizado em parceria com o projeto “Moviracá: direito à terra indígena” e teve a presença da assessoria de FLD-COMIN.

Saiba mais sobre o encontro.

Região Sul

Mais de 800 indígenas, dos povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, participaram do Acampamento Terra Livre Região Sul (ATL Sul), entre os dias 4 e 7 de setembro, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó (SC).

Nessa quarta edição, o evento teve como temática “Descolonizando territórios: voz e visibilidade dos povos originários” e plenárias importantes sobre temas como direitos territoriais, educação escolar indígena, saúde indígena, violência e diversidade de gênero, e protagonismo da juventude. FLD-COMIN foi uma das organizações parceiras do evento e esteve presente através de sua assessoria de projetos e de comunicação.

Confira como foi o ATL Sul.

Projeto Moviracá

A Gestora de Projetos da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Almeida, esteve na sede da FLD, em Porto Alegre (RS), no dia 15 de setembro, para reunião com a equipe envolvida no projeto “Moviracá: direito à terra indígena”, executado por COMIN e Programa de Pequenos Projetos, da FLD.

Ana foi recebida pela secretária executiva, Cibele Kuss, e pelo coordenador do projeto, Jasom de Oliveira (veja fotos do encontro). “Moviracá: direito à terra indígena” é fruto da parceria entre o movimento indígena e FLD-COMIN, financiado pela UE.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this