DOAR AGORA

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS

CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS
5 de agosto de 2022 COMIN Comunicação

Tapiri Ecumênico e Inter-religioso

Intolerância e racismo religioso foram temas debatidos no espaço do Tapiri Ecumênico e Inter-religioso do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), nos dias 29 e 30 de julho, em Belém (PA).

O Tapiri Ecumênico e Inter-religioso é uma construção coletiva de organizações baseadas na fé para promover o diálogo inter-religioso e fortalecer as lutas pela promoção e garantia dos direitos dos povos da Amazônia e o combate aos fundamentalismos religiosos e políticos. Diversas mesas, atividades culturais e lançamento de publicações fizeram parte da programação, além do Ato de Mártires da Floresta Amazônica (leia aqui). FLD-COMIN fez parte do grupo da organização e esteve presente na mesa “O que sua fé tem feito para defender a Amazônia? Compartilhando boas práticas de fé e resistência” com a assessora Camila Puruborá.

Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas

Entre os dias 26 e 29 de julho, aconteceu o IX Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com o tema “Ancestralidade e contemporaneidade: Tecendo histórias a partir das epistemologias, cosmologias, ontologias e vivências dos povos indígenas”, o evento reuniu mais de 1800 estudantes indígenas de 142 povos para apresentações de trabalhos acadêmicos, momentos culturais e diversos fóruns e oficinas.

COMIN foi uma das organizações parceiras do evento e esteve presente através de sua assessoria e distribuição de materiais. Veja algumas fotos do evento aqui.

Região Sul

Mais de 300 docentes, de sete municípios da região metropolitana de Porto Alegre (RS), participaram das formações do Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso (PROFORDI) do COMIN em julho.

Estes foram importantes espaços de reflexão sobre temáticas como a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Lei 11.645/08 e momentos para as professoras e os professores conheceram os materiais didáticos do COMIN, como relatou a gestora Ana Paula. As formações contaram com a presença de pessoas indígenas, propiciando encontros dos grupos docentes com a realidade indígena para a promoção do diálogo intercultural e enfrentamento ao racismo. 

Região Amazônia

A equipe de assessoria de FLD-COMIN esteve junto aos povos Karo Arara e Ikólóéhj Gavião, na aldeia Paygap, Terra Indígena Igarapé Lourdes (RO), em reunião com representante da Procuradoria da República para apresentarem reivindicações em relação à construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara.

As lideranças indígenas, organizações parceiras dos povos indígenas e professoras e professoras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) denunciaram a exclusão das Terras Indígenas nos estudos de impacto do empreendimento e trataram sobre a importância da Bacia Hidrográfica do Rio Machado para as comunidades. Saiba mais aqui.

Oferta Nacional

Você pode contribuir com o projeto do COMIN e a promoção do respeito e diálogo com os povos indígenas através das ofertas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Essas ofertas solidárias contribuirão para as diversas ações que a equipe vem desempenhando junto aos povos indígenas, na busca da justiça social e no enfrentamento ao racismo.

As ofertas ficarão disponíveis nas próximas semanas e qualquer pessoa pode doar, mesmo não tendo vínculo com a IECLB. Para ofertar, clique aqui e escolha como destino “Apoio à Missão entre e com Povos Indígenas” ou use o QR code que aparece neste card e no vídeo ao lado.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this