Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Always Active
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

No cookies to display.

Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

No cookies to display.

DOAR AGORA

Aprendendo de forma lúdica e interdisciplinar: discentes criam jogo de dominó das consoantes em Kaingang

Aprendendo de forma lúdica e interdisciplinar: discentes criam jogo de dominó das consoantes em Kaingang
13 de junho de 2019 zweiarts

As crianças indígenas têm como características gostarem muito de brincar, observar e descobrir. Por isso, os jogos são objetos importantes no processo de sua alfabetização. No entanto, nem todas as escolas indígenas possuem ferramentas para uma aprendizagem lúdica. Com o objeto de criar uma alternativa de metodologia de ensino que fosse lúdica e de fácil execução para o nível de alfabetização escolar, a professora Jacqueline Celeste Pick e o professor Mauro Cipriano, a partir da abordagem dos conteúdos trabalhados na disciplina de Ciências e da língua Kaingang, organizaram um jogo de dominó das consoantes em Kaingang.

O trabalho foi organizado e elaborado a partir de uma atividade conjunta entre as professoras e os professores dos componentes curriculares de Método e Metodologia de Pesquisa das Ciências da Natureza e Método e Metodologia de Pesquisa da Educação Kaingang do Ensino Médio Curso Normal Kaingang e Ensino Médio Curso Normal Kaingang – Aproveitamento de Estudos, do Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel, localizado na Terra Indígena Inhacorá, em São Valério do Sul (RS).

O jogo educativo didático-pedagógico funciona como uma alternativa de ensino. Sua proposta didática é levar as Ciências e a língua Kaingang para o dia a dia das alunas e dos alunos em sala de aula, permitindo e facilitando a interdisciplinaridade, ao mesmo tempo em que contempla a ludicidade. Jacqueline e Mauro afirmam que uma “uma das maneiras de despertar os alunos para a aprendizagem é tornar o ensino prazeroso e atrativo. A realização de jogos educativos pode contribuir para tal satisfação e, assim, o aprendizado acontece com efetividade”. Além disso, as atividades lúdicas deixam as alunas mais curiosas e os alunos mais curiosos, o que serve como estímulo à observação e ao encontro de soluções e, consequentemente, ao desenvolvimento do raciocínio e auxílio na fixação e sistematização do conteúdo. Por isso, a professora e o professor consideram o jogo, enquanto material de apoio pedagógico, uma inovação e uma novidade na escola indígena.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this