Com o tema “Povos Indígenas: conhecer para valorizar”, aconteceu, no auditório da Prefeitura de Rio Branco (AC), a formação continuada para coordenadoras pedagógicas e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 96 pessoas participaram da formação, realizada nos dias 20 e 21 deste mês.
A atividade foi organizada pela Coordenação de Educação Étnico Racial (SEME/RB) em parceria com o COMIN e contou com a assessoria da mestranda do curso de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Identidades da Universidade Federal do Acre (Ufac), Soleane Manchinere, da graduada do curso de Ciências Sociais da Ufac, Xãnupa Apurinã, e da assessora de projetos do COMIN, Ana Patrícia Chaves Ferreira.
A formação atende a demanda criada a partir dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais que determinam a inserção da Pluralidade Cultural como parte do currículo obrigatório das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em todo o país, bem como a Lei 11.645/08, a qual inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.