Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Always Active
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

No cookies to display.

Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

No cookies to display.

DOAR AGORA

Estudantes indígenas pedem maior diálogo das instituições de ensino em seminário na UFRGS

Estudantes indígenas pedem maior diálogo das instituições de ensino em seminário na UFRGS
29 de março de 2019 zweiarts

Com o objetivo de debater o importante papel das acadêmicas e dos acadêmicos indígenas no processo de inclusão da diversidade na universidade, promoveu-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos dias 19, 20 e 21 deste mês, o seminário “Vozes Originárias dentro e fora da Universidade”. O evento, que teve o apoio do COMIN, dentre outras instituições, foi organizado por estudantes das etnias Kaingang e Mbyá Guarani da instituição e destinado a indígenas e à comunidade universitária em geral.

Nos dois primeiros dias, o seminário foi programado apenas para estudantes indígenas. Divididos em etnias, as acadêmicas e os acadêmicos se reuniram em rodas de conversas para discutir suas inquietudes, demandas e fazer avaliações quanto ao seu papel enquanto interlocutoras e interlocutores entre a universidade e suas comunidades e a luta por espaços institucionais de diálogo simétrico.

No terceiro dia, houve uma plenária voltada ao público em geral e que integrou convidadas e convidados e representantes institucionais da UFRGS e de outras instituições com atribuições de políticas especiais aos povos indígenas. A acadêmica de Pedagogia, Ivanilde da Silva, fez uma fala sobre a troca de experiência e saberes entre estudantes indígenas do Ensino Superior do México e do Brasil, relatando sua visita àquele país. De acordo com ela, há muitos depoimentos de preconceitos em sala de aula vividos por estudantes indígenas mexicanos. Além disso, não há nenhum tipo de benefício para indígenas nas universidades em que ela esteve.

Após o relato de Ivanilde, as acadêmicos e os acadêmicos indígenas presentes expuseram o que foi debatido entre elas e eles nos dias anteriores. Também houve fala de lideranças indígenas presentes. Entre os principais pontos, estiveram a reflexão sobre o papel da instituição de ensino em relação aos povos indígenas, seu ingresso e permanência na universidade e a necessidade de se ocupar o espaço universitário, visto que há poucas e poucos discentes indígenas. Um questionamento levantando foi “quem deve se adaptar: a universidade aos povos indígenas ou os povos à universidade”. A partir disso, as e os estudantes indígenas pediram diálogo mais direto com a UFRGS, respeito aos seus aspectos culturais e que a universidade tenha um olhar mais humano para conhecer os povos indígenas e suas limitações, afinal os povos são diferentes e, por isso, possuem realidade diversas e jeitos diferenciados de aprender.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this