DOAR AGORA

Lançamento do Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016

Lançamento do Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016
19 de março de 2016 zweiarts

Na bela tarde ensolarada do dia 17 de março, ocorreu, na Escola Indígena de Educação Básica Vanhecú Patté, localizada na Aldeia Bugio, da Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng, em José Boiteux/SC, o evento de lançamento e entrega oficial do “Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016 – Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol” aos/às alunos/as e professores/as da E.I.E.B. Vanhecú Patté e para a comunidade da Aldeia.

No evento realizado pelo Conselho de Missão entre Povo Indígenas – COMIN, pela E.I.E.B. Vanhecú Patté e pela comunidade da Aldeia Bugio, estiveram presentes na cerimônia de abertura o Cacique Regional da Aldeia Bugio, Isaías Weitchá, o Vice-Cacique Presidente da Terra Indígena Laklãnõ, Caruzo Patté, o Diretor da E.I.E.B. Vanhecú Patté, Rodrigues Pinto Reis, o Diretor da E.I.E.B. Laklãnõ, Abraão Patté, a representante da Coordenação do COMIN e responsável pelo Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso e Publicações do COMIN, Cledes Markus, a Assessora e o Assessor de Projetos do COMIN junto à TI Laklãnõ, Janaina Hübner e Jasom de Oliveira, o Vice-Prefeito de José Boiteux, Lourival de Carvalho, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte de José Boiuteux, Daiane Mondini, e a Gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Isolânia Wippel.

Durante a Cerimônia de Abertura, as autoridades destacaram a importância do material para o conhecimento da história e cultura Laklãnõ/Xokleng na região e no Brasil, enfatizando que as culturas indígenas são tão importantes quanto as demais culturas presentes no Brasil e, consequentemente, devem ser conhecidas, reconhecidas e valorizadas. Nas palavras da Gerente de Educação Isolânia Wippel, a diversidade cultural enriquece a sociedade.

No evento de lançamento, a E.I.E.B Vanhecú Patté realizou apresentações culturais, como a declamação do poema “Saudade”, que está presente no Caderno, e a apresentação de duas músicas cantadas no idioma Laklãnõ/Xokleng, em parceria com o grupo de música do Centro Cultural da Aldeia Bugio, além de um bonito momento de confraternização entre as pessoas presentes.

No ano de 2015, alunos/as e professores/as da E.I.E.B. Vanhecú Patté, o COMIN e a comunidade da Aldeia Bugio, desenvolveram o material da Semana dos Povos Indígenas de 2016. Neste material, a comunidade Laklãnõ/Xokleng reafirma aspectos valiosos de sua história e cultura, sendo o mesmo destinado para uso nas escolas indígenas e não indígenas, ou outros grupos que desejam conhecer as culturas e povos indígenas no Brasil. Este é um importante material de estudo também para o cumprimento da Lei 11.645/08, que inclui, no currículo oficial da rede de ensino público e privado, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, em especial no Estado de Santa Catarina, onde o Povo Laklãnõ/Xokleng vive.

A comunidade da Aldeia Bugio considera o material um importante meio de se expressar e registrar seus conhecimentos e esperam poder desenvolver mais materiais semelhantes, dando continuidade ao processo de pesquisa, sistematização e registro dos conhecimentos do seu povo. Para isso, o Cacique Regional Isaías Weitchá reitera a importância de o Estado Catarinense assumir mais o papel de apoiador na produção de materiais didáticos e paradidáticos junto aos povos indígenas, que sirvam tanto para as escolas indígenas como para o conhecimento das culturas indígenas em escolas não indígenas.

Dando continuidade ao calendário de lançamento do Caderno da Semana dos Povos Indígenas 2016, o COMIN estará promovendo eventos interculturais de divulgação do material na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com alunos/as e professores/as da E.I.E.B. Vanhecú Patté.

A primeira impressão do material da Semana dos Povos Indígenas 2016 é de 40 mil cópias e serão entregues 10 exemplares gratuitos às escolas ou grupos que o solicitarem junto ao COMIN. Para maiores informações, acessar o site comin.org.br.

O COMIN parabeniza os/as alunos/as e professores/as da E.I.E.B. Vanhecú Patté e a comunidade da Aldeia Bugio pelo belo e importante trabalho desenvolvido e agradece a parceria.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this