DOAR AGORA

Encontro de Mulheres Kaingang sobre Revitalização de Saberes Tradicionais

Encontro de Mulheres Kaingang sobre Revitalização de Saberes Tradicionais
28 de junho de 2007 zweiarts

No dia 30 de maio de 2007 realizou-se no salão comunitário do setor Pau Escrito, município de Redentora/RS, o Segundo Encontro de Mulheres Kaingang sobre Revitalização de Saberes Tradicionais no uso e manejo de plantas em saúde e nutrição. Participaram do encontro 58 mulheres dos setores Pau Escrito, Bananeira e Missão, da Terra Indígena Guarita.

O encontro é a continuação de uma ação em prol da revitalização de saberes no uso e manejo de plantas medicinais e nutricionais tradicionais kaingang, apoiado peloPrograma de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PPIGRE/MDA ), tendo como coordenador o Pastor educador Sandro Luckmann. Esta ação é realizada desde início de 2007, junto às comunidades kaingang de Bananeira, Pau Escrito e Missão. A execução das ações está incluída nas demandas do Programa COMIN-ASA – Assessoria em Saúde e Alimentação -, coordenado por Noeli Teresinha Falcade, com o apoio de três monitoras kaingang: Carlinda Sales, Ilda Crespo e Zoraide Sales.

As atividades desenvolvidas na parte da manhã, após a recepção das pessoas idosas e dos grupos de mulheres pela liderança e monitora local, proporcionaram o diálogo e as trocas de saberes entre as pessoas presentes. Orlando Cipriano, morador da comunidade de Pau Escrito, com a colaboração de Carlinda Sales, monitora do setor, prepararam um xarope com o coração da bananeira e mel. Enquanto preparava o xarope, Orlando ensinava valor terapêutico e a forma de uso do mesmo. Merece destaque também para a participação do Senhor João Sales considerado um dos detentores do saber tradicional kaingang e colaborador da promoção da saúde da comunidade com suas práticas tradicionais.

Sr. João Sales relatou sobre os cuidados que os indígenas precisam saber para se prevenir das enfermidades e fez exposição de ervas medicinais que utiliza para prevenir e curar doenças.

Troca de experiências e integração

O encontro teve continuação com as conversas das detentoras do saber indígena, que trazem consigo um conhecimento que ultrapassa décadas está vivo e presente na oralidade de suas expressões. Saber que é vivenciado e compartilhado com muita segurança e propriedade. Cada participante idoso ou idosa e, também, parteira indígena traz consigo uma sabedoria tradicional do cuidado integral das pessoas da família, relacionados a vários aspectos da vida.

Após o almoço de confraternização, o grupo de mulheres foi visitar a horta comunitária do setor. Local que está sendo preparado par o cultivo de hortaliças e de ervas medicinais de não domínio indígena. Todo o cuidado e cultivo das plantas nutricionais e medicinais estão sendo realizados pelas mulheres pertencentes ao grupo do setor.

Esteve presente no encontro, a auxiliar de enfermagem Laisa Erê Sales Ribeiro, acadêmica de Biologia da UNUJUI e membro da comunidade kaingang, que comentou sobre a importância e a preservação dos saberes tradicionais indígenas. Segundo Laisa, os saberes tradicionais, por vezes, são mais valorizados pela sociedade envolvente do que pelas novas gerações kaingang. Salientou a necessidade de lutar pela revitalização dos saberes que a comunidade ainda tem e pela valorização das pessoas idosas kaingang.

O encontro contou com a participação de docentes kaingang e de Agentes Indígenas de Saúde dos setores onde se desenvolve o Programa. O médico Hermes Ghellen participou representando a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI/FUNASA). Os docentes kaingang presentes no encontro, além de registrar as falas e experiências ouvidas, comentaram que estes encontros fortalecem a cultura kaingang e oportuniza a revitalização coletiva de conhecimentos. Reafirma a necessidade de buscar os saberes dos antepassados e de continuar aprendendo sem necessariamente, esquecer as tradições e a identidade indígena.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this