DOAR AGORA

Lideranças indígenas de Rondônia planejam atividades junto ao programa COMIN em Encontro de GTs

Lideranças indígenas de Rondônia planejam atividades junto ao programa COMIN em Encontro de GTs
8 de março de 2024 COMIN Comunicação

Defesa de direitos e a demarcação dos territórios foram pautas do encontro. Foto: Equipe FLD-COMIN

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD

Entre os dias 1º e 4 de março, lideranças indígenas de Rondônia participaram do Encontro de GTs/Rondônia do programa COMIN, da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Médici, em Presidente Médici (RO).

O encontro reuniu 25 pessoas dos povos Puruborá, Kujubim, Migueleno, Tupari, Arara, Karo Gavião, Macurap e Uru-Eu-Wau-Wau, além da assessoria da FLD-COMIN, representantes dos Grupos de Trabalho “Organizações indígenas”, “Demarcação”, “PCHs” e “Tabajara”, que têm como finalidade discutir as pautas da defesa de direitos indígenas, demarcação de seus territórios e os grandes empreendimentos dentro de territórios indígenas, como as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Também estiveram representantes de organizações indígenas do estado: Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR), Organização dos Professores Indígenas do estado de Rondônia e noroeste do Mato Grosso (Opiron), Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (OPIROMA), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Associação Indígena Wãypa e Associação Indígena Maxajã. No segundo dia, participou do evento Leandro Mangá Arara, coordenador regional da CR de Ji-Paraná-RO, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Durante os dias do encontro, as lideranças dialogaram sobre as organizações indígenas e suas estruturas e processos de gestão, com destaque para a comunicação e articulação entre as organizações e comunidades; e houve atualização dos casos acompanhados pela equipe jurídica da FLD-COMIN, que realizou uma oficina de Prática de Elaboração de Documentos.

Também foi feito o planejamento das atividades dos GTs para 2024, construído após uma avaliação feita com todas as pessoas que participavam do encontro, aplicada no segundo dia. Do planejamento, foi apontada uma proposta metodológica para que os espaços de encontros, reuniões e assembleias ajudem a refletir questões de gênero e geração.

No último dia, o encontro finalizou com uma reunião das lideranças dos GTs e organizações indígenas junto à procuradora da 6° Câmara de Ji-Paraná (RO), onde foi possível tratar sobre as atualizações dos casos que são acompanhados pela Procuradoria e discutir as demandas dos povos e territórios indígenas que estavam presentes.

Lideranças reunidas com a procuradora da 6ª Câmara de Ji-Paraná (RO). Foto: Equipe FLD-COMIN

As lideranças afirmaram que o encontro foi um momento de proveitosos diálogos e que os GTs têm sido espaços de muitas aprendizagens. Maria Leonice Tupari ressaltou que “foi um momento importante para o fortalecimento do movimento indígena, além de rever algumas pessoas e retomar contatos”.

“Através do grupo, o povo Puruborá não ficou parado e vê um grande andamento para que o trabalho continue do jeito que está. E, com os estudos, a equipe vai buscando alternativas e vai ajudando o povo a alcançar seus objetivos. Tivemos um avanço na caminhada de defesa de direitos”, afirmou Hozana Puruborá.

O Encontro de GTs/Rondônia foi uma atividade realizada através do projeto Moviracá: direito à terra indígena, financiado pela União Europeia, e do projeto com Pão para o Mundo.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this