POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO COMIN
O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) recebeu, na tarde do dia 13 de julho, Menção Honrosa em reconhecimento à atuação na defesa dos Direitos Humanos “para a construção de uma sociedade com Justiça Social e Equidade, com respeito aos Povos Amazônicos e seus territórios”. A homenagem foi feita pela Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do estado de Rondônia (DPE/RO).
A Menção Honrosa recebida por Liliana Won Ancken dos Santos, no Auditório do Ministério Público do Trabalho 14ª Região RO/AC, em Porto Velho (RO), e depois partilhada com Camila de Oliveira Araújo e Jandira Keppi, assessoras de projetos da FLD-COMIN que atuam em Rondônia e sul do Amazonas. Camila também foi homenageada como liderança do povo Puruborá.
Além do COMIN, receberam a Menção Honrosa diversas organizações e lideranças do movimento indígena de Rondônia e organizações e movimentos sociais que lutam pela defesa dos Direitos Humanos. Entre elas, algumas com os quais o COMIN atua em parceria, como a Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR) e a Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas (OPIROMA); e as lideranças Lucinara Migueleno, do povo Migueleno, José Amaral Kujubim, do povo Kujubim, e Walderir Tupari, do povo Tupari.
Foi lembrado que essas organizações e lideranças contribuíram para a consolidação e fortalecimento da Ouvidoria Externa em seus objetivos de promoção do acesso à justiça e na defesa dos direitos individuais e coletivos.
A homenagem às defensoras e aos defensores de Direitos Humanos e a entrega dos respectivos certificados fez parte da programação do 1º Encontro Nacional das Ouvidorias Externas em Rondônia – 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil. O momento foi de celebração também pela comemoração de 4 anos da Ouvidoria Externa da DPE/RO, e avaliativo da importância desse espaço para o acesso à justiça e defesa dos direitos humanos em um estado assolado pela violência contra defensoras e defensores.