POR COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO GUARANI YVYRUPA
Nesta semana, a aldeia Takuari, na região Vale do Ribeira (SP), recebe uma das maiores mobilizações do povo Guarani no Brasil: a Assembleia Geral da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).
Trata-se da nona edição do evento e a previsão é reunir cerca de 800 lideranças para defender os direitos territoriais guarani e renovar a estrutura de governança da CGY, organização que articula e representa politicamente mais de 20 mil pessoas no Brasil.
O encontro ocorre a cada três anos com a participação de lideranças homens e mulheres, anciãos e anciãs, além de jovens guerreiros e guerreiras de diferentes aldeias no Sul e Sudeste do Brasil. Representantes de outras regiões e países onde há presença guarani também marcam presença.
Iniciando nesta segunda-feira (14/3), a programação diária segue até a sexta (18/3), com momentos de discussão e articulação política, cantos e danças coletivos, trocas de sementes tradicionais – além da aguardada eleição dos novos coordenadores e novas coordenadoras da organização.
Em sua última edição, realizada na TI Morro dos Cavalos (SC) em 2019, mais de 40 coordenadores e coordenadoras foram eleitos e eleitas para mobilizar as bases da CGY, fazer a gestão dos projetos da organização e articular as pautas e reivindicações locais com as dos movimentos indígenas de todo o país.
O evento conta ainda com o apoio de outras organizações, como Comitê Interaldeias, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Instituto Socioambiental (ISA), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Intervozes, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (Idesc), Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira e das prefeituras dos municípios de Eldorado, Cananéia, Sete Barras e Iguape.