DOAR AGORA

Nota de apoio e solidariedade ao CONIC e à CFE 2021

Nota de apoio e solidariedade ao CONIC e à CFE 2021
12 de fevereiro de 2021 COMIN Comunicação

 

Para
Diretoria do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
Pa. Romi Márcia Bencke – Secretária Geral do CONIC

Queridas irmãs e queridos irmãos

A Fundação Luterana de Diaconia, Conselho de Missão entre Povos Indígena e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – FLD-COMIN-CAPA acolhem vocês diante desse tempo difícil de desinformação fanática que fere o Evangelho de Cristo e seu chamado ecumênico, com um trecho de uma oração do texto base da Campanha da Fraternidade Ecumênica – CFE 2021:

Deus amoroso, renova nossa esperança em um mundo unido por teu amor, onde Cristo que é nossa paz, reconstrua a unidade no que que foi dividido pela falta de empatia e reconhecimento da tua face sofrida nos rostos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Ouve-nos Deus.

Em oposição ao espírito de fraternidade, unidade e diaconia que sustenta o ecumenismo, entristece-nos a ação desrespeitosa e assediosa empreendida pelo Centro Dom Bosco em suas redes sociais, insurgindo ódio, divisão e desrespeito à caminhada ecumênica ao refutar temas e grupos sociais mencionados no texto base da campanha, revelando ausência de empatia e misericórdia aos povos indígenas, às mulheres e pessoas LGBT que tiveram suas vidas ceifadas pelo feminicídio e transfobia.

As igrejas e a ordenação de mulheres são tratadas com desdém e intolerância nos vídeos que estão sendo veiculados, com uso de sentimentos e palavras sustentadas por ódio e fundamentalismos dirigidos à Diretoria do CONIC, ao P. Inácio Lemke, representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, à Anita Wright, representante da Igreja Presbiteriana Unida e a primeira mulher eleita como Moderadora da IPU, à Pastora luterana Romi Márcia Bencke, a primeira mulher eleita como Secretária Geral do CONIC, em evidente e criminosa manipulação intencional de imagens fora de contexto, que inclui também ofensas ao CESEP e ao Pe. José Oscar Beozzo.

O referido centro peca contra Deus e seu Reino de graça, justiça e amor. Não há nada nos materiais da Campanha que não seja da vontade divina, que pede a nós uma prática cristão orientada pela inclusão, compaixão e erradicação de desigualdades e violências.

Expressamos repúdio, tristeza e preocupação diante da perseguição religiosa fundamentalista e misógina em curso contra a Pastora Romi. O discipulado e a ordenação de mulheres deve ser evangelicamente defendido todas as vezes que a maldade patriarcal se sobrepõe a Jesus Cristo e à justiça de gênero.

Em testemunho diaconal transformador ecumênico, manifestamos solidariedade e apoio ao CONIC e suas igrejas. Afirmamos o nosso compromisso com a CFE-2021, em participação e divulgação.

Em diaconia transformadora,

Eloí Siegert Peter
Fábio Bernardo Rucks
Herbert Knup
Tatiane Gaulke
Cleci Terezinha Koch
Felipe Zarnott
Cibele Kuss
Marilu Menezes
Carla Teifke

Porto Alegre, 12 de Fevereiro de 2021.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this