DOAR AGORA

Lideranças reafirmam luta por demarcação durante 1º Encontro de Lideranças dos povos indígenas da BR 429 – Vale do Guaporé

Lideranças reafirmam luta por demarcação durante 1º Encontro de Lideranças dos povos indígenas da BR 429 – Vale do Guaporé
9 de novembro de 2021 COMIN Comunicação

Foto: Pamametig Surui

Nos dias 6 e 7 de novembro, lideranças dos povos Puruborá, Migueleno, Kujubim, Wajuru, Chiquitano, Tupari, Aruá, Makurap, Djeoromitxí, Kassupá, Sakirabiar, Canoé, Parintintin, Massaká e Guarasugwe reuniram-se no 1º Encontro de Lideranças dos povos indígenas da BR 429 – Vale do Guaporé. Estiveram presentes também representantes da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas (OPIROMA), da Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR) e de organizações parceiras como o COMIN, através da participação da assessora de projetos Jandira Keppi.

Realizado em Costa Marques (RO), o encontro teve como objetivo analisar a atual conjuntura, debater sobre os direitos dos povos indígenas, refletir sobre o fortalecimento e visibilidade da luta indígena, dialogar sobre saberes indígenas e reconhecer o protagonismo indígena no campo e na cidade.

Em documento, as lideranças reafirmam que sem o direito à demarcação de seus territórios tradicionais outros direitos acabam sendo negados. “Sofremos por preconceito, discriminação e racismo por sermos povos que vivem em espaços urbanos, nossa identidade étnica cultural é negada. Ainda assim, lutamos cotidianamente para reconhecimento de nossas identidades, pela nossa existência enquanto povos indígenas e por políticas públicas no que se referem aos nossos direitos sociais e à cidadania.”

Leia o documento aqui.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this