DOAR AGORA

Debate sobre presença indígena na universidade marca lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021 do COMIN

Debate sobre presença indígena na universidade marca lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021 do COMIN
1 de março de 2021 COMIN Comunicação

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) lançou, na última quarta-feira (24/02), o caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021, que tem como tema “Universidade: território indígena!”. O lançamento ocorreu de forma online com debate transmitido ao vivo pelo canal do Youtube e página do Facebook do COMIN e de organizações indígenas parceiras.

O evento contou com a participação de Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Márcio Paromeriri, Nyg Kaingang e Walderes Coctá Priprá – indígenas que colaboraram com a construção do caderno. Também esteve presente o representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), José Carlos Aguilera. A mediação foi feita pelo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), ativista do movimento indígena brasileiro e organizador do material deste ano, Edson Kayapó.

No debate, as estudantes indígenas Alana, Aline, Nyg e Walderes ressaltaram temáticas que também são abordadas no material: a importância da universidade ser reconhecida como um território indígena, as motivações que as levaram a ocupar esse território, os desafios que as pessoas indígenas enfrentam para entrar e permanecer na universidade, as possíveis formas para que as instituições solucionem essas dificuldades, os problemas curriculares e o desafio de se sentirem aceitas no território da universidade, a contribuição dos saberes indígenas na construção de um outro sistema, a importância do movimento indígena na formação superior, e a proposta de uma universidade do bem viver e que contemple os povos indígenas. Daiane, que foi a ilustradora do caderno, tratou sobre o processo de construção das imagens para o material e o que gostaria de comunicar com elas; e Márcio abriu e encerrou o debate com uma apresentação artística.

Assista abaixo:

Material da Semana dos Povos Indígenas

Há mais de vinte anos, o COMIN produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação das situações de preconceito e discriminação.

Este ano, o caderno “Universidade: território indígena!” tem como objetivo refletir sobre a presença indígena na universidade e esta como um espaço de resistência e retomada dos povos indígenas.

Acesse o caderno e demais materiais sobre a temática em: https://comin.org.br/publicacao/semana-dos-povos-indigenas-2021/

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this