O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) lançou, na última quarta-feira (24/02), o caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021, que tem como tema “Universidade: território indígena!”. O lançamento ocorreu de forma online com debate transmitido ao vivo pelo canal do Youtube e página do Facebook do COMIN e de organizações indígenas parceiras.
O evento contou com a participação de Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Márcio Paromeriri, Nyg Kaingang e Walderes Coctá Priprá – indígenas que colaboraram com a construção do caderno. Também esteve presente o representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), José Carlos Aguilera. A mediação foi feita pelo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), ativista do movimento indígena brasileiro e organizador do material deste ano, Edson Kayapó.
No debate, as estudantes indígenas Alana, Aline, Nyg e Walderes ressaltaram temáticas que também são abordadas no material: a importância da universidade ser reconhecida como um território indígena, as motivações que as levaram a ocupar esse território, os desafios que as pessoas indígenas enfrentam para entrar e permanecer na universidade, as possíveis formas para que as instituições solucionem essas dificuldades, os problemas curriculares e o desafio de se sentirem aceitas no território da universidade, a contribuição dos saberes indígenas na construção de um outro sistema, a importância do movimento indígena na formação superior, e a proposta de uma universidade do bem viver e que contemple os povos indígenas. Daiane, que foi a ilustradora do caderno, tratou sobre o processo de construção das imagens para o material e o que gostaria de comunicar com elas; e Márcio abriu e encerrou o debate com uma apresentação artística.
Assista abaixo:
Material da Semana dos Povos Indígenas
Há mais de vinte anos, o COMIN produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação das situações de preconceito e discriminação.
Este ano, o caderno “Universidade: território indígena!” tem como objetivo refletir sobre a presença indígena na universidade e esta como um espaço de resistência e retomada dos povos indígenas.
Acesse o caderno e demais materiais sobre a temática em: https://comin.org.br/publicacao/semana-dos-povos-indigenas-2021/