DOAR AGORA

Nota de solidariedade pela morte de Rieli Franciscato

Nota de solidariedade pela morte de Rieli Franciscato
10 de setembro de 2020 COMIN Comunicação

COMIN-FLD prestam solidariedade à família de Rieli Franciscato e a suas amigas e seus amigos servidoras e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). Nesta quarta-feira (09), Rieli morreu, aos 56 anos, com uma flechada ao tentar se aproximar de um grupo de indígenas que vive em isolamento voluntário na região de Seringueiras, na Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, em Rondônia, para evitar o atrito com a população não indígena.

Foto: Reprodução Facebook

Um dos principais indigenistas em atividade no país e defensor dos direitos de indígenas que vivem em isolamento, Rieli coordenava a Frente de Proteção Etnoambiental Uru Eu Wau Wau e trabalhava na proteção do grupo conhecido como “isolados do Cautário” – nome em referência a um rio da região – há bastante tempo.

A Terra Indígena Uru Eu Wau Wau sofre constantemente com invasões e vive sob pressão por parte de pessoas madeireiras, garimpeiras e grileiras. Embora não se saiba ainda, muito provavelmente essa pressão tem feito as pessoas indígenas isoladas buscarem contato com não indígenas. A população indígena que vive em isolamento voluntário, no entanto, não sabe distinguir quem a defende e quem a agride.

Por isso, nosso pedido de compreensão a moradoras e moradores não indígenas da região onde ocorreu o fato. Também nosso alerta por melhores condições de trabalho e medidas de proteção às servidoras e aos servidores da Funai, bem como a implementação da política de proteção à população indígena que vive em isolamento voluntário e, principalmente, aos seus territórios, para que não haja mais pressão sobre os mesmos.

 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this