DOAR AGORA

Recondução do Brasil ao Conselho de Direitos da ONU causa profunda preocupação

Recondução do Brasil ao Conselho de Direitos da ONU causa profunda preocupação
18 de outubro de 2019 zweiarts

O Movimento Nacional de Direitos Humanos manifesta profunda preocupação com a recondução do Brasil ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH/ONU) pela Assembleia Geral da ONU nesta data. Juntamente com mais de 200 organizações brasileiras e mais de 40 organizações internacionais anunciamos nossa contrariedade à candidatura. O fizemos em respeito ao mundo e por não reconhecermos no governo brasileiro uma posição que defenda e afirme a universalidade dos direitos humanos.

Respeitamos a escolha. Mas, desde o lugar de organização da sociedade civil, seguiremos vigilantes no monitoramento dos compromissos e responsabilidades do Brasil com os direitos humanos, utilizando dos instrumentos e mecanismos democraticamente disponíveis para cobrar que cessem os retrocessos e sejam efetivados esforços para a promoção e proteção dos direitos humanos de todos e todas.

Ocuparemos, junto com ouras organizações do Brasil e de outros locais do mundo, os espaços para cobrar que os direitos humanos não sejam atacados e para denunciar sempre que a atuação brasileira não atender aos mais altos padrões de direitos humanos aqui dentro do próprio país e também nos espaços multilaterais, conforme preconiza o artigo 9º da Resolução nº 60/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Seguiremos atentos à representação brasileira para observar se está sendo orientada pela universalidade, imparcialidade, objetividade e não-seletividade, diálogo internacional construtivo e a cooperação com vistas a aprimorar a promoção e proteção de todos os direitos humanos, de acordo com o Artigo 4º da Resolução já citada.

Brasília, 17 de outubro de 2019.

Coordenação e Conselho Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this