DOAR AGORA

Primeira Semana de Conscientização Sobre os Povos Indígenas em Montenegro tem participação do COMIN

Primeira Semana de Conscientização Sobre os Povos Indígenas em Montenegro tem participação do COMIN
17 de abril de 2019 zweiarts

O COMIN, através da assessora Kassiane Schwingel, participou da abertura da Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas da cidade de Montenegro (RS). Kassiane realizou uma atividade de formação, dada a partir do material da Semana dos Povos Indígenas 2019. O seminário “Construindo respeito – luta e resistência dos povos indígenas no Brasil” aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de cerca de 70 pessoas.

A abertura foi prestigiada por diversas servidoras e diversos servidores do município, principalmente das áreas da educação, saúde e assistência social. Além disso, houve a importante participação do povo indígena Kaingang que vive em Montenegro. Essa comunidade está acampada às margens da RS 287, reivindicando uma maior área territorial para viver. Acompanhar a abertura dessa semana demonstrou que a presença do povo Kaingang na cidade não é apenas histórica, mas também atual.

Além do seminário, nesse primeiro dia houve a apresentação de um grupo de dança da comunidade Kaingang e de um indígena que cantou e depois teve sua canção traduzida para o português. A programação da Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas iniciou na segunda-feira, dia 9, e encerra suas atividades nesta quinta-feira, dia 18. Como último evento, haverá uma exposição fotográfica sobre Povo Kaingang: Vida e Sabedoria, no Espaço Cultural André Zanatta, na Câmara Municipal de Vereadores. A exposição ficará aberta das 18h30 às 20h.

Semana é lei municipal

A realização da Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas faz parte do Calendário de Eventos do município de Montenegro, sendo resultado de um trabalho da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores com o COMIN. O projeto de Lei 09/18, que propunha a criação dessa semana, teve autoria da vereadora Josi Paz (PSB), e aprovado na Câmara na sessão do dia 19 de abril de 2018.

A Semana Municipal de Conscientização Sobre os Povos Indígenas é uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro, das secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania e de Educação e Cultura, da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e do COMIN.

 

Crédito das fotos: Prefeitura de Montenegro e Câmara de Vereadores

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this