DOAR AGORA

Obra retrata vida dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul

Obra retrata vida dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul
14 de fevereiro de 2019 zweiarts

Recém-lançada pela Editora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o livro “Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul: histórias, culturas e transformações sociais” reúne uma série de pesquisas que dão às leitoras e aos leitores uma visão arqueológica e também histórica sobre os povos indígenas do Mato Grosso do Sul ao abordar diversas problemáticas vinculadas à questão indígena.

Fruto do trabalho de Graciela Chamarro e Isabelle Combès – organizadoras do livro –, a obra nasceu a partir da iniciativa de se contribuir com o conhecimento sobre os povos indígenas do Mato Grosso do Sul, promovendo e visibilizando o papel desempenhado por eles na história do estado, desde a época pré-colonial até os dias de hoje. O livro divide-se em onze subtemas – que dizem respeito aos onze povos indígenas assentados no estado e áreas geográficas contíguas –, agrupados em 934 páginas e 42 capítulos. Além de traçar um panorama dos povos que habitavam o atual território do Mato Grosso do Sul na época pré-colonial, fazendo uma análise histórica das diferentes trajetórias dos povos indígenas no estado, há relato das experiências missionais entre as e os indígenas, a relação destas e destes com bandeirantes e sertanistas, e um retrato da conjuntura atual dos povos a partir da análise da sua história recente.

Como obter

O livro está disponível gratuitamente no site da editora da UFGD (link para acesso: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/povos_indigenas_em_mato_grosso_do_sul.pdf)

Quem estiver interessada ou interessado em adquirir a obra física, ele está disponível para compra na Editora da UFGD e no CASULO – Espaço de Cultura e Arte (Rua Reinaldo Bianchi, 398 Parque da Alvorada, Dourados/MS). O valor promocional de lançamento é de R$ 200,00. Esse preço é válido até o dia 15 de março de 2019. Nas compras feitas desde outras cidades, é acrescido ao valor o custo de envio e, nesses casos, o pagamento pode ser feito por depósito bancário.

Conta: 00146854-3

Agência: 0562

Variação 013 Poupança

Caixa Econômica Federal

Em favor de: Candida G C Arguello (CPF 404.994.481-20)

Pedidos do exterior podem ser feitos através do e-mail [email protected]. O valor para exemplares enviados à Europa e outros países do Norte é de 100 euros acrescido do custo de envio.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this