DOAR AGORA

Luta e resistência dos povos indígenas é tema de evento na FURB

Luta e resistência dos povos indígenas é tema de evento na FURB
12 de abril de 2019 zweiarts

Na segunda edição do Universidade Aberta em 2019 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, o Núcleo de Estudos Indígenas (NEI) da FURB, o COMIN e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX) propõem um encontro sobre o tema “Quebrando preconceitos, construindo respeito: lutas e resistências dos povos indígenas”.

O evento tem a intenção de promover diálogos sobre os contextos históricos que subalternizaram e negaram o modo de ser, saber e viver dos povos indígenas, situação promotora de invisibilidades das suas culturas, histórias e lutas em realidades histórias de exclusão, preconceitos, discriminações, mazelas políticas e sociais. Serão abordadas a história, cultura e lutas dos povos indígenas Laklãnõ/Xokleng e Guarani M’bya, os processos históricos de exclusões, preconceitos e discriminações a esses e outros povos indígenas, os desafios atuais e as formas de mobilização e resistência.

A atividade acontece dia 17 de abril, ás 18h30, no Auditório Prof. Padre Orlando Maria Murphy (Biblioteca Universitária) localizado no campus 1 da FURB. As inscrições devem ser feitas on-line através do link https://bit.ly/2OQG9Ct. Servidoras e servidores da instituição devem efetuar a inscrição pelo site www.furb.br/formacao. O evento é aberto às comunidades local e regional, interna ou externa à universidade.

Para a mediação, as convidadas e os convidados são:

Ana Roberta Uglõ Patté – indígena Laklãnõ/Xokleng, mãe, militante e assistente parlamentar em São Paulo, tratando exclusivamente das questões indígenas. Formada em Licenciatura Indígena com ênfase em Direito Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rodrigo Mariano – indígena Guarani M’bya, estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), militante da causa indígena e primeiro indígena do Diretório Livre do Direito e do Diretório Central das e dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE UFSM)

Nandja – indígena Laklãnõ/Xokleng e estudante de Odontologia na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Lucyana Marina Pepe Affonso – Procuradora da República no município de Blumenau

Mediadora: Georgia Fontoura – doutoranda em Desenvolvimento Regional e Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

 

Serviço:

Universidade Aberta – Quebrando preconceitos, construindo respeito: lutas e resistências dos povos indígenas

Quando: 17/04, às 18h30

Local: Auditório Prof. Padre Orlando Maria Murphy (Biblioteca Universitária) – Campus 1, bloco H

Inscrições on-line: https://bit.ly/2OQG9Ct (servidoras e servidores da FURB, efetuar inscrições em www.furb.br/formacao)

A certificação será on-line.

A inscrição não garante vaga.

Evento sujeito a capacidade de público.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this