DOAR AGORA

Indígenas Guarani participam de oficina sobre agrofloresta em assentamento

Indígenas Guarani participam de oficina sobre agrofloresta em assentamento
2 de dezembro de 2019 zweiarts

Vinte indígenas das comunidades Guarani do litoral norte de Santa Catarina participaram, no dia 20 de novembro, de uma oficina sobre sistemas agroflorestais no município de Araquari. Realizada no Espaço Terapêutico Flor de Hibisco, que compõe o Assentamento Justino, o encontro possibilitou a troca de conhecimentos sobre o manejo agroflorestal entre as pessoas indígenas e a família de Vanderlei Antunes da Silva Chaves. Além desta, vivem no local mais oito famílias assentadas que produzem todos os alimentos sem usar nenhum agrotóxico ou adubo químico.

No assentamento, a família de Vanderlei cultiva um sistema agroflorestal há três anos em um terreno arenoso.  O espaço é um bom exemplo de como a agrofloresta aumenta a fertilidade do solo e diminui o trabalho de manutenção, além de garantir a diversidade de alimentos saudáveis.

Vanderlei também compartilhou com o grupo Guarani que estava na oficina a história de luta pela terra que a sua família enfrentou. Ele e sua esposa Neiva saíram muito pobres da cidade de Campo Erê (SC), com duas crianças pequenas, uma sacola de panelas e outra de roupas. Encontraram no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) uma esperança de ter terra e vida digna. Vanderlei considera essa luta muito semelhante à luta do povo Guarani, com a diferença que as pessoas Guarani sempre estiveram aqui e foram perdendo suas terras. Após vários anos de luta, passando por muitas necessidades, a família conseguiu o espaço que possue hoje. Ali cultivam e comercializam alimentos agroecológicos, recebem visitas para formações e estão criando uma trilha ecológica.

Mais informações podem ser acessadas na página do sítio: https://www.facebook.com/flordehibiscoespacoterapeutico/?ref=br_rs

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this