DOAR AGORA

Estudantes de Pedagogia da UNIR têm encontro com indígenas em atividade que discutiu a temática indígena nas escolas

Estudantes de Pedagogia da UNIR têm encontro com indígenas em atividade que discutiu a temática indígena nas escolas
22 de abril de 2019 zweiarts

Com o tema “Como trabalhar a temática indígena nas escolas?”, o Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Ji-Paraná, promoveu, no dia 16, à tarde e à noite, uma mesa redonda para debater o assunto com estudantes do curso de Pedagogia. O COMIN participou do debate através da assessora de projetos que atua na Região Central da Rondônia, Jandira Keeper. Além de Jandira, foram convidadas e convidados estudantes indígenas do curso de Educação Básica e Intercultural dos povos Guarassuguê, Oro Eo, Ikólóéhj Gavião, Puruborá e Apurinã, uma professora do povo indígena Karo Arara e outra do Departamento de Educação Básica e Intercultural.

Cerca de 160 estudantes participaram do evento, que foi considerado por todas e todos muito importante, uma vez que as acadêmicas e os acadêmicos presentes serão, no futuro, professoras e professores e, por isso terão a responsabilidade de trabalhar a temática indígenas em sala de aula. A forma como as professoras e os professores abordam esse assunto com suas alunas e seus alunos contribui muito para a diminuição ou não do preconceito em relação aos povos indígenas.

Nesse sentido, a fala indígena durante a mesa redonda, que trouxe relatos de como essas pessoas se sentem e percebem o preconceito e como superar isso, foi importante para contribuição e superação de preconceitos, além de ser uma forma de aproximação com as e os estudantes de Pedagogia. Aproveitando que o tema do material da Semana dos Povos Indígenas desse ano do COMIN trata justamente da luta e resistência dos povos indígenas em relação ao preconceito, cada estudante recebeu um exemplar do caderno.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this