Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Always Active
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

No cookies to display.

Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

No cookies to display.

DOAR AGORA

Curso de formação com docentes possibilita conhecer diferentes modos de ser indígena

Curso de formação com docentes possibilita conhecer diferentes modos de ser indígena
11 de outubro de 2019 zweiarts

Durante quatro encontros, realizados nos meses de setembro e outubro, docentes da rede municipal de ensino de Estância Velha (RS) participaram do curso de formação “Povos Indígenas e a sala de aula – Conhecer, compreender e trazer para a sala de aula”, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec) em parceria com o COMIN. Ao total, 38 docentes e também profissionais do Departamento de Cultura do município estiveram na formação que foi assessorada por nove pessoas indígenas, além da assessora de projetos do COMIN, Kassiane Schwingel.

Diversas temáticas foram abordadas nos encontros. No primeiro, realizado em setembro, tratou-se da realidade atual dos povos indígenas no Brasil, avanços e desafios no atual cenário de luta e questões sobre diversidade cultural e preconceitos. Nos encontros seguintes, a fim de aproximar as pessoas dos povos indígenas e promover o diálogo direto entre elas, sensibilizando para suas lutas e possibilitando a vivência da diversidade, pessoas de três povos indígenas diferentes participaram do curso: Gavião, Guarani Mbya e Kaingang.

Ao se tratar sobre o povo Kaingang, além de falar sobre sua cultura e como vivem atualmente, houve o preparo de alimentos típicos e uma pequena oficina de confecção de filtro dos sonhos. No encontro que contou com a presença indígena Guarani, tratou-se da cultura, luta e espiritualidade desse povo; e no último encontro, em outubro, o povo Gavião, de Rondônia, apresentou o contexto de vida amazônica.

Ao conhecer e ouvir pessoas de três diferentes povos indígenas, o grupo pode perceber como cada povo tem seu modo de ser específico, não sendo possível generalizar todos os povos como “índios”. As pessoas que participaram do curso também apontaram, ao final dos encontros, a necessidade de fazer ainda mais esse tipo de aproximação, pensando em momentos de continuidade como a ida até as comunidades indígenas.

Para mais informações sobre cursos de formação administrados pelo COMIN envie um e-mail para cominprofordi@est.edu.br.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this

loodgieter rotterdam

loodgieter rotterdam