DOAR AGORA

Assessora do COMIN participa de bate-papo sobre profissões e ser indigenista: “É um desafio, mas uma oportunidade constante de aprender”

Assessora do COMIN participa de bate-papo sobre profissões e ser indigenista: “É um desafio, mas uma oportunidade constante de aprender”
21 de agosto de 2019 zweiarts

A assessoria de projetos do COMIN Kassiane Schwingel participou de um bate-papo sobre trajetória profissional e escolha da profissão no Instituto Ivoti (Ivoti/RS), na manhã do dia 08. A atividade fez parte do Encontro com as Profissões, que envolve alunas e alunos dos três anos do Ensino Médio e Curso Normal.

Como indigenista e ex-aluna da instituição, Kassiane afirmou que é preciso escolher o caminho profissional pensando em algo que dê sentido à sua vida. “E para além da nossa vida, nossa profissão e a forma como a gente exerce ela precisam apontar para a sociedade que a gente quer construir”, complementou. Ao ser questionada sobre o perfil de uma pessoa que trabalha com povos indígenas, a assessora ressaltou que considera como mais importante possuir um perfil ético. “Estamos trabalhando com pessoas, cada qual com suas alegrias e tristezas. E o mais importante: pessoas de culturas diferentes, que precisam ser respeitadas e compreendidas. É um desafio, mas uma oportunidade constante de aprender”, disse. Essa não é a primeira vez que temática indígena é abordada na escola. Através de uma meditação publicada no site do instituto, no dia 12 de agosto, foi abordado o tema da sobrevivência da cultura indígena no Brasil.

Kassiane também falou às alunas e aos alunos presentes sobre a importância do Ensino Médio e os conteúdos dela em sua trajetória profissional. “O Ensino Médio é um momento muito importante pra gente se construir enquanto pessoa, fortalecer valores e fazer todos os debates possíveis. As disciplinas que eu estudei no Ensino Médio foram importantes, mas os momentos de discussão e formação enquanto pessoa que eu vivenciei no Ensino Médio me possibilitaram enxergar muito além do que eu conseguia”, frisou.

Além do bate-papo com Kassiane, as alunas e os alunos do Instituto Ivoti conversaram sobre trajetória profissional com o ex-aluno da instituição Kenner Grings e tiveram palestras sobre mercado de trabalho com profissionais de História, Letras, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Dança, Ciências Aeronáuticas e Gestão Financeira. Também, foram recebidos para uma conversa com o CEO da Higra Industrial Ltda, Alexsandro Geremia, que tratou sobre mercado de trabalho e inovação e foi mediado pelo professor e psicólogo escolar Giovani Meinhardt.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this