DOAR AGORA

Manifesto de repúdio e esclarecimento

Manifesto de repúdio e esclarecimento
7 de junho de 2017 zweiarts

MANIFESTO DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO SOBRE AS AGRESSÕES AO POVO LAKLÃNÕ/XOKLENG EM FACE À BARRAGEM NORTE

Neste momento de enorme fragilidade para milhares de pessoas do Vale do Itajaí (SC), decorrente das fortes chuvas, e consequentemente pela ameaça real de inundações, voltam a ser visíveis os impasses que envolvem a Barragem Norte e a comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng.

Reiteradamente a veiculação de informações que envolve a operação da Barragem Norte negligenciam o processo histórico e as denúncias acerca dos impactos de sua construção à comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng, preferindo retratar sua “periculosidade” ao Vale do Itajaí, colocando-os na situação de invasores, quando na verdade foi (e ainda é) a Barragem Norte que “invadiu” e transformou – e continua modificando – a Terra Indígena. A veiculação destas notícias perpetua o desconhecimento do que ocorre ao “outro lado da Barragem Norte”, produzindo na sociedade uma visão distorcida dos fatos, produtora de marginalização, discriminação e invisibilidade da população indígena no Vale do Itajaí.

Há anos, estudos, pesquisas e manifestações denunciam os impactos da construção da Barragem Norte ao Povo Laklãnõ/Xokleng, processo que se assevera diante das constantes e históricas inoperâncias do Poder Público.

O Outro lado da Barragem Norte: impactos e consequências

A Barragem Norte, localizada no município de José Boiteux, é uma das três barragens que controlam o forte fluxo de água que entra no Rio Itajaí-Açu. Sua capacidade é de aproximadamente 355.000.000 m³ que alagam uma área de mais de mil hectares de terra. Praticamente 90% desta área de alagamento concentra-se na Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng, a qual afeta mais de 650 famílias, totalizando aproximadamente 3.000 pessoas.

Desde o início da construção, em 1972, até o presente momento, nenhum estudo foi realizado para verificar os impactos ambientais, socioculturais e psicológicos para a população indígena, porém, sabe-se que são imensuráveis, sinérgicos e cumulativos, como: interferência negativa nas tradições culturais, pois a comunidade que vivia unida na várzea do Rio Hercílio necessitou se separar em diferentes aldeias e subir os morros para fugir das inundações; famílias desabrigadas; casas inundadas e condenadas; falta de água potável e alimentos; estradas interditadas; aldeias isoladas; cancelamento das aulas nas escolas; profissionais da saúde não conseguem fazer o atendimento nas aldeias; riscos de novos deslizamentos; insegurança e angústia pela próxima enchente. Enquanto a população do Vale do Itajaí padece com as cheias a cada dois ou três anos, a população indígena sofre com as cheias pelo menos duas a três vezes ao ano. Para que as cheias não cheguem nas cidades como Blumenau e Indaial, significa que a Terra Indígena precisa ser inundada.

Acordos e Convênios entre o Povo Laklãnõ/Xokleng e o Poder Público

Desde a década de 1980, diferentes convênios foram firmados com órgãos públicos para que fossem tomadas medidas preventivas, corretivas e compensatórias pelos impactos causados ao povo indígena:

O primeiro convênio foi assinado em 1981, (Convênio n. 029), entre a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), que foi o executor da barragem.

Em 1987, foi firmado o Protocolo de Intenções entre os mesmos órgãos prevendo uma série de medidas compensatórias para a comunidade indígena.

Em 1992, devido à morosidade e descaso dos órgãos competentes para realizarem o que foi firmado, a comunidade Laklãnõ/Xokleng fez uma expressiva manifestação que resultou em mais um Protocolo de Intenções, assinado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, FUNAI e Governo do Estado de Santa Catarina.

Em 1998, o Governo do Estado e o Ministério do Orçamento e Planejamento assinaram o Convênio n. 041, referente a outro Protocolo de Intenções, pois até 1997 o protocolo anterior não havia sido concretizado.

Pouco se cumpriu dos acordos, protocolos e convênios acima, pode-se dizer que apenas algumas casas foram construídas, foi instalada rede elétrica – que é direito de todo cidadão – e uma única ponte foi construída, mas que a qualquer cheia fica submersa. Diante de tamanho descaso, a comunidade indígena ingressou com uma Ação Judicial de n. 2003.72.05.00.6252-5. Em 15 de junho de 2007 a Juíza Federal Rosimar Terezinha Kolm condenou a União, a FUNAI e o Estado de Santa Catarina a cumprir o Protocolo de Intenções, pois considerou que parte das medidas não foram efetivamente cumpridas. O Estado e União recorreram e o processo encontra-se no Supremo Tribunal Federal.

Devido às cheias de 2014, em outubro de 2015, novamente foi firmado um Acordo de Negociação entre os órgãos federal, estadual, municipal e o Povo indígena Laklãnõ/Xokleng. Dentre os 11 itens elencados, ressaltamos os não concluídos até o momento:

1.1 O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria do Estado da Defesa Civil, apresentará a Secretaria do Patrimônio da União – SPU, os limites da área de segurança da Barragem Norte;

1.2 A Secretaria de Patrimônio da União – SPU repassará a FUNAI a área remanescente, para o usufruto indígena;

1.4 A Secretaria do Estado de Defesa Civil de Santa Catarina apresentará demanda ao Governo Federal para a realização de Estudo de Impacto Socioambiental da Barragem Norte, de forma a atualizar a Matriz de Impactos que o empreendimento tem sobre a TI Laklãnõ-Xokleng e subsidiar as obras e medidas de mitigação de impactos – incluindo pontes, canal extravasor e outras obras – até o final do atual exercício orçamentário; que buscará, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, viabilidade econômica para o mesmo;

1.5 O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Defesa Civil, construirá 35 casas [número atualizado] para os casos emergenciais identificados, sendo que essas casas serão no padrão já executado pela Secretaria por meio do contrato de licitação já existente, até o final de 2015, podendo ser ampliado de acordo com o levantamento da demanda vinculada às áreas de risco;

1.6 Será realizada vistoria conjunta para a atualização da demanda habitacional da TI Laklãnõ-Xokleng, com a participação da Secretaria do Estado de Defesa Civil, da Secretaria – Geral da Presidência da República, do Ministério da Justiça, da FUNAI, do Ministério das Cidades, da Caixa e de representantes indígenas;

1.7 Após a realização de vistoria conjunta tratada no item acima, a Secretaria-Geral da Presidência da República instalará uma mesa de negociação oficial para tratar a demanda habitacional levantada na TI Laklãnõ-Xokleng;

1.8 A Secretaria-Geral da Presidência da República promoverá reunião com a participação dos Ministérios da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da FUNAI e do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de José Boiteux, para tratar das demandas sociais da TI Laklãnõ-Xokleng;

1.9 As lideranças indígenas concordam em deixar as equipes do Governo do Estado de Santa Catarina realizarem os serviços de vistoria e manutenção da casa de máquinas da Barragem Norte, bem como liberar a operação quando necessário;

1.10 A Secretaria do Estado da Defesa Civil concorda que, uma vez encerrada as necessidades operacionais da casa de máquina da Barragem Norte, comunidade indígena poderá manter sua manifestação no local.

Em julho de 2016, foi realizada uma reunião em Brasília entre Ministério Público Federal, FUNAI, Secretaria-Geral da Presidência da República e lideranças indígenas, para avaliar o cumprimento do Acordo e constatou-se que o mesmo não estava sendo cumprido, muito embora o acesso às obras do Canal Extravasor estava liberado, conforme previam os itens 1.9 e 1.10 do acordo. Se as obras não foram realizadas foi por inoperância do Estado de Santa Catarina. Pela exposição fica explícito que até o presente momento não houve cumprimento do acordo firmado em 2015 por parte do Poder Público. Inclusive das 35 casas emergenciais apenas 27 foram construídas.

Em primeiro de junho de 2017, o Ministério Público Federal em Rio do Sul/SC publicou nota de esclarecimento sobre as informações veiculadas pela mídia no acesso da Defesa Civil de Santa Catarina à Barragem Norte: “- Em nenhum momento o MPF em Rio do Sul fez exigências ou mencionou uso de força para que a entrada da Defesa Civil no local fosse realizada; – A Procuradoria da República em Rio do Sul vem mediando e fiscalizando o cumprimento do acordo de Brasília por todos os envolvidos, que prevê que os indígenas continuem ocupando a barragem como forma de protesto e que a Defesa Civil possa operá-la em caso de necessidade, sem que haja qualquer desmobilização do movimento indígena, muito menos retirada dos indígenas do local; – O MPF em Rio do Sul ressalta que considera legítimo o movimento de ocupação da barragem pelos indígenas, os quais ainda aguardam o total cumprimento do acordo de Brasília por parte dos poderes públicos, bem como a devida compensação pelos graves danos causados à comunidade em virtude da construção e operação da Barragem Norte ao lado de suas terras tradicionais”.

Diante disto, nos manifestamos:

a)    Repudiamos o descaso do Poder Público, sua negligência na resolução da mitigação e indenização justa pelos impactos da Barragem Norte, expressa no não cumprimento de acordos e convênios firmados;

b)    Repudiamos a forma como grande parte da imprensa catarinense noticia o caso, criminalizando o povo Laklãnõ/Xokleng, acusando-os de ser uma ameaça ao Vale do Itajaí, criando imaginário de periculosidade, e, tratando o fato de forma unilateral, sem considerar o histórico descaso do Poder Público, bem como os efeitos maléficos da Barragem Norte para com este povo;

c)    Nos posicionamos contrários à forma equivocada da Defesa Civil catarinense de se manifestar sobre os fatos, dando margem a manifestações de hostilidades da população local contra o povo Laklãnõ/Xokleng;

d)    Apoiamos as manifestações e reivindicações legítimas da comunidade Laklãnõ/Xokleng na defesa de seus direitos, diante do histórico processo de negligência e descaso do Poder Público;

e)    Conclamamos a população do Vale do Itajaí e a sociedade catarinense a conhecer mais de perto a realidade do povo Laklãnõ/Xokleng, o histórico processo de violência, preconceito e sofrimento a que estão submetidos. É necessário e urgente estabelecer um diálogo franco e respeitoso. Sugerimos que assistam o documentário sobre a Barragem Norte: https://www.youtube.com/watch?v=kTKNmogdQAY&t=21s

Por fim, ressaltamos a urgência da construção de estratégias de defesa dos direitos do povo Laklãnõ/Xokleng e integração de suas demandas e sua participação na gestão de risco de desastres do Vale do Itajaí.

Vale do Itajaí, 07 de junho de 2017

 

Assinam este Manifesto:

 

1.    ABRAPSO Regional Santa Catarina – Associação Brasileira de Psicologia Social

2.    Adecir Pozzer – Assistente técnico-pedagógico, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

3.    Ademir G. W. Moreira – Estudante da UFSC

4.    Adriana Athila – antropóloga

5.    Adriana Queiroz Testa – Antropóloga – UNICAMP

6.    Adriana Wasem

7.    Agnes Soares Steil – assistente social, TJMS

8.    Ainá Sant’Anna Fernandes – Estudante, UFSC

9.    Alberto Luiz de Andrade Neto – Estudante/UFSC

10. Aldo Beskow – Pastor Paroquia Sao Lucas Pomerode

11. Alessandra Schmit – antropóloga

12. Alessandro – Técnico de Laboratório – USP

13. Alexandre dos Anjos – advogado, OAB-DF

14. Alexandre Luiz Prada – CEMEAR

15.   Alexandro Machado Namem – Antropólogo, Universidade Federal de Roraima

16. Alexsander Brandão Carvalho Sousa – mestrando em antropologia social na Universidade federal de santa catarina

17. Aline Bianca Cocta Ndili – Estudante de Enfermagem Blumenau-SC

18. Aline Castilho Crespe – professora, UFGD

19. Aline Cruz – professora, sesc

20. Aline Ramos Francisco – Historiadora, LII-UFSC

21. Aline Ramos Francisco Historiadora – LII/UFSC

22. Aline Schelbauer – advogada.

23. Allan Henrique Gomes – psicólogo, Univille

24. Altiéres Nandjawu Priprá de Almeida – Acadêmico,UFSC

25. Amanda Aparecida Fenandes

26. Amanda Signori – Conselho Missionário Indigenista – CIMI

27. Amarildo Inácio dos Santos – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação – FURB-Blumenau/SC

28. Ana Carla Zultanski – professora

29. Ana Carolina Cernicchiaro – Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Unisul

30. Ana Élia Martins Leal – Blumenau/SC

31. Ana Kelly Krassota – bióloga, professora

32. Ana Lúcia Vulfe Nötzold – Docente, UFSC

33. Ana Luiza Kohl – estudante

34. Ana Maria Thaler – Psicóloga

35. Ana Patira Ferreira – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

36. Ana Patte – UFSC

37. Ana Paula Tabosa dos Santos Sanches – Bacharel em direito pela FURB-Blumenau/SC

38. Anderson Luís Pinheiro – Profissional de Educação Física

39. Andrea Ciacchi – professor, Universidade da Integração Latino-Americana

40. Andrea Wuo – Professora – FURB-Blumenau/SC

41. Andréia Carvalho Gavita – escritora

42. Andreia Dickinson – psicóloga

43. Andreia Fior – comerciante

44. Andreoara Schmidt – oceanografa, Instituto Ilha do Campeche

45. Andressa Santa Cruz – estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

46.   Anelise Dillenburg – Auxiliar administrativo, AEVAS

47. Angela Fonseca Priprá – Acadêmica, UNIASSELVI

48. Aninha Pecci

49. Anne Zugman

50. Aparecida Shiroko Takigawa

51. Ari Osni Shikawa – Biólogo

52. Ari Söthe –  Professor – Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)

53. Arthur Barth Reiter –  estudante FURB – Blumenau/SC

54. Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ARPIN SUL

55. ASPERSC – Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina

56. Assis da Costa Oliveira – Professor de Direitos Humanos, Universidade Federal do Pará

57. Associação Brasileira de Antropologia – ABA

58. Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Santa Catarina

59. Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO

60. Associação Brasileira de Psicologia Social – Núcleo Florianópolis

61. Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente de Garopaba – AMA

62. Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí

63. Barbara Schneider Roca – empresária da empresa Das Gringas

64. Beatriz de A. Leal – estudante na UFSC

65. Beatriz Landa – professora, UEMS

66. Bernardo Curvelano Friere – professor universitário, UNIVASF

67. Braulina Aurora Baniwa – estudante indigena na UnB – Presidente da Associação Aaiunb/UnB

68. Bruna Corrêa – psicóloga, ABRAPSO núcleo Floripa

69. Bruna dos Santos Bolda – estudante, FURB-Blumenau/SC

70. Bruna Gabriela da Silva – Engenheira Eletricista, FEI

71. Bruno Góis – bolseiro de investigação científica no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

72. Bruno Imianovsky – acadêmico de Engenharia Civil /FURB- Blumenau /SC

73. Bruno Rodrigues da Silva – Estudante, UFPB

74. Caio de Capua –  professor, Colégio Caminho Feliz

75. Camila Vida Dola Cunha – UTFPR, Jornalista.

76. Candida Graciela Chamorro Arguello, professora da Universidade Federal da Grande Dourados, pastora-voluntária do Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN/IECLB

77. Carina Santos de Almeida – historiadora, Universidade Federal do Amapá

78. Carla Baptista – professora, Ministério da Educação

79. Carla de Conto Schieck – Gestora Ambiental, Gerente Geral da  Associação Instituto Peabiru de Meio Ambiente – ACIPEMA

80. Carlos Alberto Cruz Fonseca – assistente jurídico, liderança do povo tuxá da Bahia

81. Carlos Alberto Silva – coordenador do NEAB/FURB-Blumenau/SC e professor de Comunicação

82. Carlos André dos Santos Doutorando PGPSP-UFSC

83. Carlos Odilon da Costa – professor uniasselvi

84. Carmem Rejane Antunes Pereira – Jornalista

85. Carolina Cavalcanti do Nascimento – Estudante, Universidade Federal de Santa Catarina

86. Carolina Corbellini Rovaris – professora de história em Colégio particular. Estudante de Mestrado da UDESC

87. Carolina Vieira – Professora de Inglês, Professora Particular

88. Caroline Lenz Ziani – Estudante, Totem Vestibulares

89. Casa Chico Mendes

90. Casa de Caridade Baiano Zé Pelintra e Caboclo Tupinambá (Kwè Vodun Òtòlú Hundè)

91. Cassiana Raquel Maraschin Geitens, agricultora, Alto Rio Martins Galvão/SC

92. Cassiano De Sousa – estudante, UFPR

93. Catarina Barata – videasta independente

94. Catarina Lourdes Christ – Missionaria Indigenista, Conselho Indigenista Missionário – CIMI

95. Cauane Maia – mestranda, UFSC

96. Celso Kraemer, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação – CCHC/FURB-BLUMENAU/SC

97. Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Blumenau – CDDH/BNU

98. Centro de Direitos Humanos do Alto Vale do Itajaí

99. Centro de Documentação Indígena dos Missionários da Consolata

100.   Centro de Formação Tataendy Rupá

101.   Centro de Formación y Empoderamiento para las Mujeres “AMBULUA”

102.   Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais – CEMEAR

103.   Christiane Maria Castellen – Funcionária Pública

104.   Cia Carona de Teatro

105.   Cibele Kuss – Secretária executiva da Fundação Luterana de Diaconia – FLD

106.   Cinthia C. da Rocha – Mestre e Doutora em Antropologia Social PPGAS/UFSC

107.   Cintia R. Rodrigues – Docente da FURB-Blumenau/SC

108.   Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia

109.   Clara Michel – estudante, FURB-Blumenau/SC

110.   Claudia Aguiyrre – documentarista e editora

111.   Claudia Renata Duarte

112.   Cláudio Luís Caminha de Souza Ribeiro – Membro do NIT/UFRGS, Membro da Associação Brasileira de Antropologia, Membro da American Anthropological Association.

113.   Clovis Antonio Brighenti – Professor de História Indígena da Universidade da Integração Latino Americana – Unila

114.   Clovis Horst Lindner – pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB

115.   Coletivo Anarquista Bandeira Negra

116.   Coletivo Grupo de Estudos: Povos Indígenas e Transdisciplinaridade

117.   Coletivo LGBT Liberdade

118.   Comissão Guarani Nhemongueta

119.   Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

120.   Conselho Estadual dos Povos Indígenas de Santa Catarina – CEPIN/SC

121.   Conselho Indigenista Missionário – CIMI

122.   Conselho Regional de Psicologia 12ª Região

123.   Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE

124.   Criatiani Sevegnani – costureira

125.   Cristhian Teófilo da Silva – Professor e Pesquisador da Universidade de Brasília

126.   Cristiane Checchia – professora, UNILA

127.   Cristiano Augusto Durat – Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

128.   Cristiano Galdino da Silva – Ibirama/SC

129.   Cristina Iuskow – pesquisadora/professora – UDESC

130.   Daiane Letícia Colombi

131.   Daniel Lanznaster Cardoso – vigilante, Unicesumar

132.   Daniel Starling – Fotógrafo UFSC

133.   Daniela Matthes – estudante PPGDR/FURB- Blumenau /SC

134.   Daniela Sarmento

135.   Daniella Yano – professora, IFSC

136.   Danilo Martins Vitagliano – Estudante de Psicologia, UFSC

137.   Danrlei Jandt – professor/músico, FURB-Blumenau/SC

138.   Dari Jair Appelt – Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB

139.   Débora Fittipaldi Gonçalves – Professora, Universidade Estadual Mato Grosso do Sul – UEMS

140.   Deborah Danowski – professora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio

141.   Denise Carol de Oliveira – Administradora

142.   Diego Alex Plautz – Músico, freelancer

143.   Diego Madi Dias – antropólogo, Musée du quai Branly

144.   Dilnei Marcos Dumke

145.   Diógenes Cariaga – antropólogo

146.   Djanna Fontanive – professora

147.   Dolores Henn Fontanive – Presidente da ASPERSC

148.   Dulci Claudete Matte – professora, Diretoria do Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

149.   Edilma – Antropóloga.

150.   Edina M. Pitarelli – Assistente Social, CIMI

151.   Edno Honorato de Brito – Engenheiro Civil

152.   Eduarda Bigayra Dos Santos Criri – Estudante, E.I.E.B Laklano

153.   Eduardo Schnitzler Moure – engenheiro sanitarista e ambiental, Coordenador de Projetos no Instituto Çarakura

154.   Eduardo Viveiros de Castro – Antropólogo, Museu Nacional UFRJ

155.   Edviges Ioris – Antropóloga, UFSC

156.   Elaine E. Babinski

157.   Elcio Cecchetti – Professor – Secretaria de Estado da Educação/SC e Membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa (CNRDR/MDH)

158.   Elian Daniel Patté Ndili

159.   Eliege Fante – jornalista

160.   Elienai da Silva

161.   Eliete Toledo

162.   Elisa Joseane dos Santos – Blumenau(SC)

163.   Elissandra Barros – Linguista , UNIFAP

164.   Elizete Tereza Priprá – Diretor de departamento

165.   Eloí Siegert Peter – Rede de Diaconia, IECLB

166.   Elon Jacintho – estudante, Universidade Estadual de Londrina.

167.   Elsa Cristine Bevian – Professora Depto. De Direito FURB-Blumenau/SC e Advogada

168.   Elvira Fodi Blanck – costureira

169.   Érika Castilho Brasil – Mestranda em Energia, IEE -USP

170.   Esaltino Gaclan Teie – Estudante de História Blumenau-SC

171.   Eunice Dias de Paula – pedagoga CIMI

172.   Eva Carol Luengo Maldonado

173.   Evaldo López Zilio – engenheiro químico

174.   Everton Darolt – Professor e radialista

175.   Eziel Ndili – Atendente

176.   Fabiana Moratelli – Estudante PPGDR/FURB- Blumenau /SC

177.   Fabiane Robl – Professora – FURB- Blumenau /SC

178.   Fabio Eduardo Vellwok – Psicólogo – Clínica Apoio

179.   Fábio Pereira Cervelin – Registrador Público, TJRS

180.   Fábio Souza Lopes de Matos, Economista

181.   Fanny Vidigal de Paula – Servidora técnica administrativa, UFSC

182.   Federica Manfredi – cultural anthropologist, Institue of Social Science ICS Lisbon University

183.   Felipe – Servidor Público, IFMS

184.   Felipe Augusto Leques Tonial – Psicólogo

185.   Felipe Meinberg Gini

186.   Fernanda – Estudante, Ielusc.

187.   Fernanda Morais – administrativa

188.   Flávia Roberta Busarello – Historiadora e psicóloga

189.   Flávio Juruna – graduando em Ciências Sócias,UFSCar.

190.   Flora Neves – Jornalista ambiental, ONG Coletivo UC da Ilha

191.   Fórum dos Trabalhadores de Blumenau – FTB

192.   Francisca Helena Cunha Daneliczen

193.   Francisco Kokautag Patte Neto – ESTUDANTE

194.   Frederico Andres Bazana – Coordenador Geral SINASEFE – Seção Litoral

195.   Friedrich Gierus – Pastor luterano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB

196.   Fundação Instituto Antropológico

197.   Fundação Luterana de Diaconia – FLD

198.   Gabriel Brognoli

199.   Gabriel Filipe Theis – Advogado popular

200.   Gabriela Maria Lunelli – professora da Rede Estadual de Ensino de SC

201.   Gabriela Sagaz – Mestranda, PPGAS/UFSC

202.   Georgia Carneiro da Fontoura – professora e doutoranda em Desenvolvimento Regional

203.   Geovanni Abarca Gamboa – Costa Rica

204.   Geraldino Patté – Estagiário e E.I.E.B Vanhecú Patté

205.   Geraldo Máximo de Oliveira – Estudante PPGDR/FURB- Blumenau /SC

206.   Gervalice Gusso

207.   Gicele Sucupira – professora, Unir

208.   Greenplace Park

209.   Grupo de Estudos Educação & Merleau-Ponty – GRAMPO/UFMT

210.   Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais – GESTA/UFMG

211.   Grupo de Pesquisa de Movimentos Sociais e Educação – GPMSE/UFMT

212.   Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD – PPGDR/FURB- Blumenau /SC

213.   Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Memória, Identidade e Desenvolvimento Regional, PPGDR/FURB- Blumenau /SC

214.   Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Desenvolvimento e Meio Ambiente – GIPADMA-PPGDR/FURB- Blumenau /SC

215.   Guarim Liberato Martins Junior

216.   Guilherme Augusto Hilário Lopes – estudante na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

217.   Guilherme Filipe Andrade dos Santos – bacharel em Direito, UFSC

218.   Günter Bayerl Padilha – Pastor, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Mestrando PPGAS – UFSC

219.   Gustavo Eduardo Leite

220.   Gustavo J Conrad

221.   Halina Macedo Leal

222.   Hans Doebeli

223.   Heleno R Corrêa Filho – médico, UNICAMP.

224.   Helio cuzum farias – Agricultor e vereador do município de José Boiteux

225.   Heloise Heil – Atendente da Sirius Produtos Naturais e Ativista/Pesquisadora do Coletivo Feminista Maria Vai com as Outras

226.   Hermann Schaic IV

227.   Hugo Maurício Grubert – estudante História FURB-Blumenau/SC

228.   Humberto Resende Capucci – Café Cuxá Filmes

229.   Iago Luigi Boebel – Estudante, FURB-Blumenau/SC

230.   Iara Mantoanelli –  Assistente Social, Instituto Federal Catarinense

231.   Icleusa Viana – estudante, UFSC

232.   Iclícia Viana – Psicóloga – UFSC.

233.   Idineide Viana – Fonoaudióloga. Fono e Cia.

234.   Ilei Salete Kowskowski Ribeiro da Silva

235.   Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais – IPDMS

236.   Irmãs Catequistas Franciscanas de Blumenau

237.   Isabel Meireles – Marketing

238.   Isabel Mesquita

239.   Isabela Cristina Daeuble Girardi – Acadêmica da 8. fase de Pedagogia – FURB- Blumenau /SC

240.   Ítalo Mongconãnn

241.   Ivan César Cima – Mestre em Ciências Ambientais e membro do Conselho Missionário Indigenista – CIMI Sul

242.   Ivanir Luzia Mais – Blumenau/SC

243.   Jackeline Gomes de Oliveira – Turismologa e Mestre em Desenvolvimento Social

244.   Jacson Antônio Santana – Coordenador do Conselho Missionário Indigenista – CIMI Sul

245.   Jacyara – coordenação de política para MULHERES; prefeitura de Conde- PB

246.   Janaina Carla Tavares Jascone – Professora de geografia

247.   Janaína Devi Pereira da Silva – Bióloga, FATMA

248.   Janaina Hübner – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

249.   Jandira – do lar

250.   Jandira Keppi – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

251.   Jane Motta – professora aposentada

252.   Jaqueline Setti – Designer de Interiores

253.   Jasom de Oliveira – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

254.   Jean Claude Cardoso – FURB-Blumenau/SC

255.   Jedielson Filipe Rosenbrock – Jornalista

256.   Jefferson Bachmann – coordenador de qualidade, LABB

257.   Jefferson Virgílio – Antropólogo, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

258.   Jesiel – vendedor, comercial

259.   Jéssica Priprá – Professora da Escola Indígena de Ensino Básico Laklãnõ

260.   Jibran – Assistente Social

261.   Joana Celia dos Passos – Professora UFSC

262.   João Francisco Noll – Arquiteto e Urbanista, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/FURB- Blumenau /SC

263.   Joao Gomes – Antropólogo. ICS

264.   João Luiz Gurgel Calvet da Silveira – Professor e coordenador do Mestrado em Saúde Coletiva da FURB- Blumenau /SC

265.   João Natel Pollonio Machado

266.   João Paulo A. Severo

267.   Joao Paulo Reis Costa – professor, AGEFA

268.   Joares Ribeiro de Oliveira – Professor, Mestrando PPGAS/UFMT

269.   John Kaille Patte Ndili – vigilante casvig

270.   Jonas Gabriel da Silva Ribas – ciências sociais, FURB-Blumenau/SC

271.   Jonathan Horas – FURB- Blumenau /SC

272.   Jorge Varvalho – autônomo

273.   Jose C. Gimenes

274.   José Henrique Borges de Moura – Aposentado

275.   José Manuel P. Palazuelos Ballivián

276.   José Mario Méndez Méndez – Profesor universitario, Universidad Nacional Costa Rica

277.   Josely Cristiane Rosa Trevisol – Estudante PPGDR/FURB

278.   Josiane Crusaro Simoni – SED/SC Faxinal dos Guedes

279.   Josimar Gonçalves de Araujo – professor

280.   Josué de Souza – Cientista Social

281.   Joziléia Daniza Jagso Inacio Schild – antropóloga, Universidade Federal de Pelotas

282.   Júlia Bento Girardi – Auxiliar Administrativo – Bonprix do Brasil

283.   Julia Vieira – Arquiteta – Rural no Urbano

284.   Juliana de Paula Batista – Advogada

285.   Juliana Moraes – professora, FURB-Blumenau/SC

286.   Juliana Salles Machado Bueno – Arqueóloga, UFSC

287.   Juliano Cabral – estudante, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

288.   Jussara Maria Rezende

289.   Karin Cristiane Freitag – Assistente Social e acadêmica da FURB- Blumenau /SC

290.   Karina Coelho – antropóloga, Universidade de São Paulo

291.   Karla Ferreira Rodrigues – médica, Prefeitura Municipal de Blumenau

292.   Karla Lucia Bento – Assessora Pedagógica – FURB- Blumenau /SC

293.   Karyn Nancy Rodrigues Henriques

294.   Kassiane Schwingel – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

295.   Katia Maheirie – UFSC

296.   Katilene Willms Labes – professora no município de Gaspar

297.   Katrin Zimmermann Freitag – vendedora

298.   Keli – professora

299.   Kellen – dentista, SESAI

300.   Kênia Gaedtke – professora, Instituto Federal de Santa Catarina

301.   Klinsmman da Silva Serra – estudante, UNICESUMAR

302.   Kyxapyry – Coordenadora Centro de formação Tataendy Rupá

303.   Laila Aline Kreuzer – professora em centro educacional infantil privado de blumenau

304.   Lalan Pripra Patte – Professora na E.I.E.B.LAKLANO

305.   Lana Fabrícia txagdy Patté –  estudante

306.   Larissa Nogueira Müller – Auxiliar de Biblioteca, FURB-Blumenau/SC

307.   Laura Borsellino – Universidad de Buenos Aires

308.   Lays Cruz Conceição – Doutoranda em Antropologia Social, PPGAS – UFSC

309.   Leandro Karasinski

310.   Leandro Tupinikim Benedito – Estudante UnB

311.   Lenir Vergutz

312.   Lenira Kloss – Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB

313.   Leonardo Condurú Conceição – sociólogo

314.   Leonel Atikum – estudante UNB

315.   Leonilda Wessling – Professora e Doutora em Desenvolvimento Regional

316.   Letícia Brandão – estudante, Universidade de Franca-SP UNIFRAN

317.   Letícia de Souza Machado – professora

318.   Ligia Marindia Caxias

319.   Lilian Blanck de Oliveira – docente e pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional –  FURB- Blumenau /SC/SC

320.   Lola Andrade – Psicanalista

321.   Louise Oliveira – auxiliar Jurídica

322.   Luana Ewald – Professora na Uniasselvi

323.   Lucas José Carvalho Teixeira – Estudante, Universidade Federal de Santa Catarina

324.   Lucas Ramos Mendes – Designer Gráfico, autônomo

325.   Lucas Vezzani – arte educador, UFSC

326.   Luciana Cavalcante Torquato – Psicanalista / Professora FACISA-Univiçosa

327.   Luciano Félix Florit – Professor do Programa de Pos Graduação em Desenvolvimento Regional, FURB-BLUMENAU/SC

328.   Lucineia Sanches – professora, FURB-Blumenau/SC

329.   Lucineide Helena de Paiva – Forún da Mulher do Vale do Jequitinhonha

330.   Lui Almeida – músico, cantor do Polyphonia Khoros

331.   Luis Claudio Krajevski – Professor, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS

332.   Luís Filipe Bueno, servidor público, FUNAI

333.   Luis Mauro de Alvarenga Marnet

334.   Luísa Coutinho – estudante pós-graduada, ICS

335.   Luiz Henrique Eloy Amado – APIB

336.   Luiz Jacques Saldanha – Florianópolis

337.   Luiz Patté – Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

338.   Luiza Bento Girardi – Estudante – ETEVI

339.   Magali Moser – Jornalista

340.   Maira Damasceno – UNISINOS

341.   Maira Marina Kremer – Acadêmica de Psicologia e bolsista de pesquisa da FURB-Blumenau/SC

342.   Marcel Gutiá – antropólogo, UFSC

343.   Marcela Miller – tradutora

344.   Marcelo Bruniere – Mestrando UFSC

345.   Marcelo Finateli

346.   Marcelo Henrique Romano Tragtenberg – professor universitário, UFSC

347.   Márcia Regina Barcellos Vianna Vanti – Professora FURB-Blumenau/SC

348.   Márcia Schwarz Holetz – autônoma

349.   Marcos Avelino dos Santos – Bacharel e Mestre pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG, especialista em Direito Penal e Processual Penal

350.   Marcos Corona Soto

351.   Marcos Eugênio Maes – Biólogo

352.   Marcos Hugo Corona Soto – Coordinador General RILEP

353.   Marcos Luciano Lopes Messeder – Antropólogo e professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

354.   Marcos Morreira – professor e coordenador da Comissão Guarani Nhemongueta

355.   Marcos Rodrigues da Silva – Educador da ETHCI, professor da FURB-BLUMENAU/SC

356.   Marcus Vinicius Anciutti – tatuador

357.   Maria Aparecida Rezende

358.   Maria Carmen Silveira Barbosa – docente/UFRGS

359.   Maria Cecília Lemez Garcez – Docente da Escuela Ecuménica – Universidad Nacional de Costa Rica – UNA

360.   Maria Clara Tassinari – estudante, Instituto Federal de Santa Catarina

361.   Maria Emilia de Souza – assistente social, aposentada

362.   Maria Fernanda – estudante

363.   Maria Giglio

364.   Maria Imaculada lorenci – engenheira, banco do brasil

365.   Maria Inês Nunes de Castilho – Jornalista, Site Outras Palavras

366.   Maria Lenir Stupp – pedagoga – IFC

367.   Maria Lucí Bittencourt – Coordenadora Geral do CDDH/Blumenau-SC

368.   Maria Lucia Haygert – Antrpologa

369.   Maria Roseli Rossi Avila

370.   Maria Urania Alves – Professora do Curso de Odontologia – FURB-Blumenau/SC

371.   Mariana Hitaka – Estudante

372.   Mariangela S Quarentei – terapeuta ocupacional

373.   Marilda Angioni – Assistente Social e professora, FURB-Blumenau/SC

374.   Marilda Rosa Galvão Checcucci Gonçalves da Silva – Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Memória, Identidade e Desenvolvimento Regional, PPGDR/FURB- Blumenau /SC

375.   Marilei Claudino Junker

376.   Marília Amaral – Professora de Psicologia

377.   Marília Zabel

378.   Marilu Menezes – Coordenadora Programática da Fundação Luterana de Diaconia – FLD

379.   Marina Schneider Roca – estilista na empresa DasGringas

380.   Marlene Satiro – dirigente sindical

381.   Marlon Miranda – Acadêmico de História FURB- Blumenau /SC e Professor na EEB Dom João Becker – Brusque/SC

382.   Martin Kreuz – professor

383.   Martin Stabel Garrote, Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí

384.   Matheus Kazmirski – estudante, FURB-Blumenau/SC

385.   Matias Kremer – estudante

386.   Mauricio Capobianco Lopes – professor, FURB-Blumenau/SC

387.   Maurício Cordeiro de Souza – Estudante, Universidade de Brasília

388.   Maurilia Amaral

389.   Mayra Angueira Lopes – Estudante em Gestão Financeira, FATEC-Osasco

390.   Meirielle – estudante, Ufsc

391.   Michel Ivon Imme – jornalista

392.   Miguel Muhale – Estudante USP

393.   Milene Felix da Silva – Estudante-UFSC

394.   Mirtes Borgonha – Antropóloga

395.   Mônica Thereza Soares Pechincha – UFG

396.   Monique Elias – Estagiaria, Estudante da FURB-Blumenau/SC

397.   Morgana Mongconãn Branger – Costureira

398.   Movimento de Consciência Negro de Blumenau Cisne Negro

399.   Movimento Lilás

400.   Movimento Passe Livre – Florianópolis/SC

401.   Murilo Mariano – Funcionário público federal/Florianópolis

402.   Nanblá Gakran – Professor, UFSC

403.   Nancy Cardoso

404.   Natália Rengel Koch, estudante FURB- Blumenau /SC

405.   Nauira Zanardo Zanin – professora, UFFS

406.   Nelise Wielewski – professora, Universidad Nacional de Costa Rica

407.   Neon Elias Criri – Estudante de letras-inglês UFSC

408.   Noemi Rena Wajntal – Joalheira

409.   Núcleo de Estudos Afro-brasileiro – NEAB/FURB-Blumenau/SC

410.   Núcleo de Estudos Indígenas – NEI/FURB- Blumenau /SC

411.   Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional (NPDR) – PPGDR/FURB- Blumenau /SC

412.   Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental – NIISA/Unimontes

413.   Núcleo São Paulo da Abrapso

414.   Oiara Bonilla – antropóloga, UFF

415.   Oklinger Mantovaneli Junior – professor, FURB-Blumenau/SC

416.   Orivaldo Simoni – SED/SC Ponte Serrada

417.   Osiel Kuita Pate – acadêmico. licenciatura indígena. UFSC

418.   Osmarina Oliveira – Missionaria Indigenista, Conselho Indigenista Missionário – CIMI

419.   Osni Valfredo Wagner – Professor de Sociologia da EEB Hercílio Deeke, Mestre em Desenvolvimento Regional – FURB- Blumenau /SC e acadêmico do Curso Intensivo valido ao Doutorado em Direito na UBA – Argentina

420.   Osvaldo Gemma – designer

421.   Otilia Alves – Blumena/SC

422.   Padrelino – Presidente do SINDETRANSCOL e Presidente da Associação de Moradores do Bairro Ribeirão Fresco

423.   Pastoral da Juventude da Diocese de Blumenau

424.   Patrícia Gonçalves Jorge – estudante, FURB-Blumenau/SC

425.   Paula Sofia da Igreja – Estudante PPGDR/FURB- Blumenau /SC

426.   Paula Zanardi – antropóloga, IPHAN

427.   Paulo César Marques Holanda – Estudante, Universidade Federal do Amazonas

428.   Paulo César Wolf

429.   Paulo Ricardo de Araújo Miranda – Graduando em Psicologia, UFSC

430.   Pedro Fortes – PPGA UFPR

431.   Rafael Hoerhann

432.   Rafael Ita Fonseca Gomes Dantas de Melo suzuki – estudante, UNILA

433.   Rafael José dos Santos – Antropólogo

434.   Rafael Luis da Silva – estudante, UFSC

435.   Rafaela Catarina Kinas – Atriz, Cia Circo-íris.

436.   Rafaela Moreira da Costa – jornalista

437.   Raiane Guedes – UFBA

438.   Raiz Movimento Cidadanista de Blumenau

439.   Ramon Felipe de LIma – estudante/Professor – FURB-Blumenau/SC

440.   Raquel Mombelli – antropóloga/UFSC

441.   Raquel Riffel, mestranda no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR/FURB- Blumenau /SC

442.   Raul Kestring – padre, Diocese de Blumenau

443.   Red Interreligiosa Latinoamericana De Educación Para La Paz – RILEP

444.   Rede de Diaconia

445.   Rede de Juventude Indígena REJUIND

446.   Regiane Patricia de Souza Stuepp

447.   Regina Garcia Ferreira – professora, SINTE

448.   Regina Nascimento Ferreira – antropóloga

449.   Rejane H. Reuter – professora PMB – Blumenau

450.   Renate Gierus – Pastora, Coordenadora pastoral e programática do Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

451.   Ricardo Prestes Pazello – Professor do Curso de Direito da UFPR

452.   Ricardo Sant’ Ana Felix dos Santos – Educador, doutorando do PPGSD/UFF

453.   Rita de Cassia – Secretaria FETRAF SC

454.   Rita Reis – doutoranda, Instituto de Ciências Sociais

455.   Roberto Lucio de Vargas – Professor Ensino Religioso, GPEAD-FURB- Blumenau /SC/Secretaria Municipal de Itajaí

456.   Robson de Moura – garçom

457.   Rodrigo Lino Nunc-Nfôonro

458.   Rodrigo Nunes Lopes Pereira – sociólogo, IPCS

459.   Rodrigo Silvino de Oliveira – CDHAVI

460.   Rodrigo Wartha – Historiador

461.   Rogério Francisco Costa – ator e produtor cultural, Núcleo Ás de Paus

462.   Romi Bencke

463.   Roni Francisco Pichetti, Assistente em Administração, Instituto Federal Catarinense

464.   Rosa Maria Mano – escritora

465.   Rose Rocha – Jundiaí/SP

466.   Roseli Aparecida Vicente de Amorin – professora – Ulbra/Ji-paraná – RO

467.   Rosilene F Pereira – estudante, UFSC

468.   Ruan Rafael Rosa – acadêmico de Psicologia/FURB- Blumenau /SC e auxiliar administrativo/FURB- Blumenau /SC

469.   Rudinei Luiz Beltrame – Psicólogo;

470.   Samantha – estudante, UFSC

471.   Samira Sinara Souza – artista, professora e pesquisadora.

472.   Samuel Asthore Bortoluzzi – Estudante, FURB-Blumenau/SC

473.   Sandra Ribes – Pedagoga. Casa Chico Mendes

474.   Sandra Teresa Tolfo – Professora

475.   Sandro Fernando Bringmann, Professor, Centro Universitário Municipal de São José-SC

476.   Sandro Luckmann – Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

477.   Sandro Y G Bastos – Engenheiro eletrônico / UFSC

478.   Sarah Jéssica Vela – comerciante

479.   Sayonara Sardo – professora, escola Olavo Bilac

480.   Selaine Aparecida Gusso

481.   Sergio Luiz Texeira – regulador sinistros

482.   Sergio Martins da Silva – Professor, Aldeia Aguapeu

483.   Silva e Freitas Sociedade de Advogados

484.   Silvio de Oliveira – aposentado

485.   Simone Kohlrausch

486.   Simone Riske Koch – Professora e Coordenadora do Curso de Ciências da Religião; Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade – NERI/ FURB- Blumenau /SC

487.   SINASEFE – Seção Litoral

488.   SINDETRANSCOL

489.   Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau – SINSEPES

490.   Sinodo Norte Catarinense

491.   Solange Couto

492.   Sonia Mariza Martuscelli – linguista

493.   Sonia Mota – Pastora da IPU e Diretora Executiva da CESE

494.   Stela Maria Meneghel – Professora – FURB- Blumenau /SC

495.   Stephen Grant Baines

496.   Suliete Gervásio Monteiro

497.   Sumara Lisboa – arquiteta autonoma

498.   Susanne Buchweitz – jornalista, Fundação Luterana de Diaconia – FLD

499.   Suzan Alberton Pozzer – Psicóloga e Mestranda em Educação UFSC

500.   Suzana Pripra Pereira

501.   Taise Tatiana Quadros da Silva – professor do IFG – Campus Goiânia

502.   Talita Garcia Ferreira – Estudante

503.   Tania Pacheco – Blog Combate Racismo Ambiental

504.   Tania Rodrigues – Jornalista aposentada

505.   Tarcísio Alfonso Wickert – Doutor em Filosofia e professor de Filosofia na FURB- Blumenau /SC

506.   Tasley Teixeira – Estudante FURB-Blumenau/SC

507.   Tatiana Silva Hiramatsu – Historiadora e Tradutora, Secretaria de Educação de Brasília – DF

508.   Tatiane Ap. Viega Vargas – Professora, economista e Mestre em Desenvolvimento Regional

509.   Tatiane Klein – antropóloga

510.   Tatiane Lasta

511.   Thaianna Cardoso – Engenheira Sanitarista e Ambiental

512.   Thaís Helena Lippel – Médica, Coletivo Catarinense de Memória, Verdade e Justiça

513.   Thaís K. Berns – Estudante FURB-Blumenau/SC

514.   Thais Sevegnani – professora

515.   Thaline Martins de Oliveira – Estudante, Instituto Federal de Santa Catarina

516.   Thamires Aragão dos Santos – estudante, PUCRS

517.   Thayna Fernandes – Desempregada

518.   Thiago Arruda Ribeiro dos Santos – Antropólogo

519.   Thiago Gomes – Biólogo, Universidade Federal de Santa Catarina

520.   Tiago Mateus de Azevedo

521.   Tiago Mazzini

522.   Tiago Ribeiro Duarte – Professor de Sociologia, UnB

523.   Tielly Maders – psicóloga, docente do USJ, doutoranda da UFSC.

524.   Tschucambang Ndili – estudante de Psicologia da UFSC

525.   Tsitsina Xavante

526.   Ueverton Cristian Pereira

527.   Urda Alice Klueger – escritora, historiadora e doutora em Geografia.

528.   Valdim Utech

529.   Valeria Blumer – adm de empresas, unitrabalho

530.   Valéria Contrucci de Oliveira Mailer – professora/FURB- Blumenau /SC

531.   Valmor – Professor, FURB-Blumenau/SC

532.   Vandreza Amante Gabriel – Estudante PPGDR/FURB- Blumenau /SC

533.   Vanessa Doré Gonçalves

534.   Vasco Cavalcante – poeta e design gráfico, Cultura Pará.

535.   Victoria Alvim – professora, Escola Sarapiquá

536.   Viegas Fernandes da Costa – Historiador e Professor do Instituto Federal de Santa Catarina

537.   Viglio Schneider

538.   Vinícius Augusto Pontes de Carvalho – estudante, Udesc.

539.   Vinícius Eduardo Wassmansdorf – estudante – GEOGRAFIA/UFPR

540.   Vivian Brito Foz –  Doutoranda FURB-Blumenau-SC

541.   Viviane – inspetora federal vila germania

542.   Viviane Vasconcelos

543.   Vougce Camlem – Gestão Ambiental, Professor

544.   Walter Roberto Marschner – Professor, Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

545.   Wanirley Pedroso Guelfi – professora UFPR

546.   Wellington Teodoro Botelho – Psicólogo, UFSC

547.   Wilson Cristiano Gerlach – Estudante UFSC

548.   Yves Marcel Seraphim – Estudante da Graduação em Antropologia/UFSC

549.   Zenir Gelsleichter

550.   Zilda Pripra – Professora Escola Indígena Laklãnõ

 

Para declarar apoio e ser signatário a este Manifesto de Repúdio e Esclarecimento sobre as Agressões ao Povo Laklãnõ/Xokleng, assine-o aqui: https://goo.gl/forms/H5Q5WJ3N3cbD4epw1

 

Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN

Conselho Missionário Indigenista – CIMI

Núcleo de Estudos Indígenas – NEI/FURB

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this