DOAR AGORA

Povo Karo Arara constrói sua casa de pajés em Rondônia

Povo Karo Arara constrói sua casa de pajés em Rondônia
31 de maio de 2017 zweiarts

Um mutirão foi formado por alunos e alunas, professoras, crianças, pajés, homens e mulheres para concluir a casa dos pajés, na aldeia Iterap, Terra Indígena Igarapé Lourdes, município de Ji-Paraná/RO.

Os pajés e alguns ajudantes já tinham levantado a casa, feita de madeira. Faltava abrir as palhas de babaçu e, com elas, cobrir a casa. São dois serviços que demandam ajuda de muita gente. Em uma bela interação entre escola e comunidade, as professoras Karo Arara viram, nessa atividade, a oportunidade para que os “mais velhos” dessem uma aula de construção de casa tradicional para seus alunos e alunas.

Todos e todas tiveram que abrir palhas e, em seguida, os rapazes ajudaram os “mais velhos“ a fazer a cobertura. Os pajés ficaram embaixo, orientando em como ajeitar a palha, as distâncias corretas uma da outra, a fim de não ter goteiras, como amarrar, como fazer o capote.  Aqueles que não estavam em cima fazendo a cobertura, ficaram embaixo, alcançando as palhas.

As mulheres abriram todas as palhas e fizeram comida. Trouxeram de suas casas alguns litros de macaloba, sua bebida tradicional, um pouco azeda, para deixar o grupo animado. Em um dia e meio a casa estava pronta.

O povo Karo Arara valoriza muito seus pajés. São eles que “seguram o mundo”, como dizem, afastando os maus espíritos e atraindo os bons. Suas curas, pajelanças, orientações e sabedoria trazem equilíbrio para o povo.

A construção dessa casa faz parte de um projeto desenvolvido pelo COMIN, com apoio de Pão para o Mundo/Áustria.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this