DOAR AGORA

Pajés de Rondônia promovem intercâmbios

Pajés de Rondônia promovem intercâmbios
7 de março de 2017 zweiarts

Fortalecer e incentivar a atuação dos pajés – esse foi um dos objetivos do Encontro de Pajés, que ocorreu entre os dias 07 e 09 de fevereiro de 2017, na aldeia Iterap, do povo Karo Arara, município de Ji-Paraná/RO, apoiado pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas-COMIN, através de Pão para o Mundo/Áustria, Conselho Indigenista Missionário-CIMI e Pastoral Indigenista.

Os pajés Karo Arara prepararam o encontro com muito carinho e com bastante antecedência. No dia 07 pela manhã chegaram alguns de seus convidados, pajés dos povos Mamaindê, Sabanê, Manduca e Tupari. Foi um encontro de líderes, que cuidam do bem estar e da harmonia de seus povos. “É uma missão que exige muito equilíbrio”, falaram eles, pois precisam manter a presença dos bons espíritos nas aldeias e afastar os maus espíritos. Os bons espíritos permitem a harmonia, segurança, tranquilidade, saúde e união do povo. Esta é uma tarefa muito valorizada e reconhecida.

A situação de ameaças de redução dos direitos indígenas vindos do Congresso Nacional, da Presidência, dos Ministérios e do Judiciário, especialmente do Supremo Tribunal Federal, trouxe preocupação para esses líderes. Os pajés disseram que, nesses espaços públicos, têm muitos maus espíritos e que eles também precisam afastar essas coisas ruins, que têm cheiro de morte para os povos indígenas. “Harmonizar para que os bons espíritos prevaleçam e, com isso, os direitos indígenas sejam respeitados, é uma tarefa árdua, mas necessária”, disseram eles.

A aldeia Iterap participou ativamente do encontro. Professoras e professores Karo Arara levaram seus alunos e alunas para ouvir histórias, mitos e experiências desses líderes. O intercâmbio de pajelanças ocorreu no silêncio e na escuridão da noite, com muitos cantos e cura.

Dom Roque, arcebispo de Porto Velho e Presidente do Conselho Indigenista Missionário, foi abençoado pelos pajés de cada povo, a fim de que continue firme na  defesa dos direitos dos povos indígenas. Foi ainda presenteado com colares e cocar.

Um novo encontro já foi marcado.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this