DOAR AGORA

Reportagem da TV Ijuí

Reportagem da TV Ijuí
7 de junho de 2016 zweiarts

A TV Ijuí faz reportagem sobre o dia de luta e resistência dos povos indígenas (19 de abril). O vídeo mostra um breve histórico sobre a criação deste dia.

Laísa Erê Kaingang, mestranda (UFFS-Cerro Largo/RS), fala um pouco sobre a sua trajetória de formação no ensino superior e sobre os preconceitos sofridos pelos povos indígenas no Brasil. Segundo ela, o preconceito vem aumentando nos últimos anos. Laisa compartilha no vídeo alguns exemplos de discriminação nas redes sociais. Ela pontua a importância da presença dos povos indígenas nos mais diversos espaços de formação, falando sobre si, buscando levar o conhecimento das culturas indígenas e combater o preconceito, que vem da falta de conhecimento.

Sandro Luckmann, assessor de projetos do COMIN, destaca que o ser humano costuma julgar a outra pessoa a partir de si mesmo. O homem julga a mulher a partir de sua própria perspectiva, assim como brancos julgam negros e não indígenas julgam indígenas, achando-se no direito de determinar ao outro o que é certo e errado. O COMIN atua para apoiar os povos indígenas na luta para minimizar os preconceitos e a discriminação, possibilitando, através de projetos, que os mesmos possam falar de si à sociedade em geral, utilizando publicações, palestras e eventos nos mais diversos espaços.

A reportagem foi possibilitada pela parceria do COMIN com o Museu Antropológico Dr. Pestana/FIDENE-UNIJUI/RS.

Dia dos Povos Indígenas 2016 – TV Ijuí 

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this