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COMIN promove curso de alimentação

COMIN promove curso de alimentação
5 de abril de 2016 zweiarts

Com o objetivo de proporcionar uma alimentação saudável, de qualidade e nutritiva, o Conselho de Missão entre Povos Indígenas promoveu, em conjunto com entidades parceiras, um curso de alimentação. O curso aconteceu nos dias 01 e 02 de abril de 2016, realizado no setor Irapuá da Terra Indígena Guarita/RS, na escola Antônio Kasin Mig, e contemplou merendeiras das escolas estaduais indígenas e agentes indígenas de saúde dos setores Irapuá, Mato Queimado e ABC. As 15 mulheres Kaingang participantes do curso serão as multiplicadoras dos conhecimentos e saberes em suas comunidades e entorno.

A professora Cleci Terezinha Koch assessorou o curso e trabalhou a dinâmica do tripé “alimento, saúde e doença”, com teoria e prática. Quando falamos em vida saudável, pensamos em viver bem, com saúde e qualidade de vida. Saúde e vida saudável só é possível, através de uma alimentação sem agrotóxicos, longe de águas poluídas, distante de alimentos industrializados, longe de conservantes. Alimento, saúde e doença estão relacionados ao nosso modo de vida. Construímos doenças ao longo da nossa vida, com maus hábitos alimentares, com alimentos à base de corantes, conservantes, alimentos industrializados, refrigerantes, falta de exercícios, mau humor constante e falta de amor.

Atualmente, a base da alimentação Kaingang é o feijão e o arroz, mas muitas famílias Kaingang consomem alimentos industrializados. A geração mais velha costuma comer o feijão com canjica de milho, socada no pilão. Muitas famílias cultivam, em seus roçados, alimentos de subsistência.

O curso, além da parte teórica de orientação acerca dos nutrientes e vitaminas dos alimentos, realizou oficinas de preparo de receitas, priorizando o aproveitamento dos produtos cultivados pelas famílias e o que a natureza oferece. Parte deste tripé é usar as nossas mãos no preparo das refeições diárias; fazer o aproveitamento do milho, da abóbora, mandioca, batata doce, chuchu, moranga, frutas, verduras e plantas.

Neste sentido, foram preparados multisal; ensopado de canjica; ensopado de mandioca; batata doce grelhada; pizza de abóbora; pães coloridos com cascas, raízes e folhas; bolos doces e salgados à base de folhas verdes, saladas com legumes crus ralados; suco verde e chás.

Nossas pequenas ações é que vão fazer a diferença em nossa saúde. Nossa saúde depende, em especial, do cuidado com o que comemos e bebemos, e nosso comportamento de vivência social, familiar e comunitária.

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