DOAR AGORA

COMIN nas escolas em Rio Branco/AC

COMIN nas escolas em Rio Branco/AC
2 de maio de 2016 zweiarts

O COMIN, em parceria com as escolas públicas Isa Mello, Alcimar Leitão e José Sales de Araújo de Rio Branco/AC, realizou, no mês de abril, o lançamento e a exposição fotográfica do Material da Semana dos Povos Indígenas 2016 – Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol.

Essa atividade faz parte do trabalho que o COMIN realiza nas escolas públicas de Rio Branco sobre a Lei 11.645/08, durante todo o ano. No mês de abril, realizamos uma atividade especial de lançamento do Material da Semana dos Povos Indígenas.

A Lei 11.645/08

“Art. 26-A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1° O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.”

O projeto vem atender a demanda criada a partir dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais, que determinam a inserção da pluralidade cultural como parte do currículo obrigatório das escolas de ensino fundamental em todo o país, e da Lei 11.645/08.

O mais interessante nas escolas foi observar e ouvir que muitas professoras e professores afirmavam desconhecer o povo Laklãnõ/Xokleng, o que aguçou as perguntas e curiosidades. A exposição fotográfica foi um momento de interação dos/das alunos/as e professores/as, para conhecerem um pouco mais sobre o modo de vida desse povo.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this