DOAR AGORA

COMIN em Osório/RS

COMIN em Osório/RS
1 de março de 2016 zweiarts

No dia 29 de fevereiro de 2016, o PROFORDI (Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso), através de Nienke Pruiksma e Cledes Markus, participava, em Osório/RS, de um encontro com as educadoras Josieli e Janaina, da 11ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), e com professores e professoras indígenas. O encontro visou a elaboração de material didático sobre a espiritualidade Mbya Guarani, cujo grupo indígena é o maior da região. Este material, no futuro, será utilizado no Ensino Religioso das escolas indígenas e não indígenas dos 25 municípios da área de atuação daquela Coordenadoria.

O desafio para a elaboração desta publicação foi o desconhecimento da cultura e da espiritualidade Mbya Guarani. Até o momento, a assessoria foi da liderança Mbya Guarani Poty Werá, que tem grande conhecimento sobre a temática.

A participação do PROFORDI foi solicitada para assessorar a partir do processo de publicação que se dá no COMIN, bem como fazer uma parceria na publicação. Mencionamos, naquele evento, que o COMIN, em sua política de publicação, enfatiza o protagonismo indígena em todo o processo. Assim, também nesta publicação o aval de todas as comunidades vai determinar a publicação do material.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this