DOAR AGORA

Livro de alfabetização Kaingang “Věnhkajró tu fy” é lançado na comunidade“

Livro de alfabetização Kaingang “Věnhkajró tu fy” é lançado na comunidade“
11 de novembro de 2014 zweiarts

A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Toldo Campinas, do setor Estiva, lideranças, educadores/as, autores/as, Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e as direções escolares das escolas estaduais da Terra Indígena Guarita/RS, realizaram, no dia 21 de outubro de 2014, o lançamento do livro Vẽnhkajró tu fyTrançando Conhecimentos”, com apoio da FA-LA/EKD e do Sínodo Noroeste Riograndense/IECLB.

Com a finalidade de contribuir na constituição da educação escolar Kaingang específica e diferenciada e no intercâmbio de conhecimentos, o grupo de educadores e educadoras Kaingang, com a participação da comunidade escolar, através da oralidade e memória viva, elaboraram este material didático, proveniente de práticas e processos pedagógicos de ensino e aprendizagem na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Toldo Campinas. O livro “Trançando Conhecimentos” é uma ferramenta pedagógica, escrito prioritariamente na língua Kaingang, que possibilita outras construções a partir da realidade e experiências do processo educativo.

Garantir a especificidade da educação escolar indígena e as metodologias de ensino, apropriadas à realidade e às necessidades dos/das estudantes indígenas, constitui-se em elemento básico de gestão e de processos de construção de conhecimentos e saberes. Os autores e autoras do livro afirmaram: “este livro traz algumas ideias de possibilidades para a prática docente. Cada educador constrói a sua metodologia a partir de sua realidade e isso é o que nós fizemos”. A diretora da escola parabenizou os autores e autoras do livro pelo empenho e trabalho realizado e salientou a importância da união dos professores na construção do processo educativo das escolas indígenas.

A assessoria do COMIN, que colaborou na organização e publicação do livro, agradeceu aos autores e autoras pela parceria e confiança no processo de ‘trançar conhecimentos’ da educação escolar indígena. As equipes de assessoria do COMIN, de longa data, compartilham e contribuem com os grupos de docentes e com a comunidade escolar da TI Guarita na constituição de uma educação escolar Kaingang, sendo estes os protagonistas. O grupo de dança Kaingang “Em Movimento”, brindou os/as presentes com uma bela apresentação. Após o evento, todos/as degustaram um lanche, preparado pela escola e COMIN.

Noelí Teresinha Falcade

Assessoria em Educação e Saúde/COMIN

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this