DOAR AGORA

COMIN presente na Semana Internacional das Humanidades

COMIN presente na Semana Internacional das Humanidades
16 de maio de 2014 zweiarts

Organização e parceiros do evento Univates, PASUNE e REJU Sul, FUMEC e COMIN foto deTiago Bortolotto

Reflexão, emoção e engajamento da comunidade acadêmica marcaram a 1ª Semana Internacional das Humanidades, realizada pelo Centro Universitário Univates, em Lajeado/RS. A iniciativa transcorreu entre os dias 7 e 11 de abril de 2014 e contou com cinco palestras de notáveis personalidades, entre elas o representante civil da Comissão da Verdade, Anivaldo Padilha, e a presidente da FUMEC ALC – Cuba, Sarahi Garcia Gomez. A qualidade do evento e a expectativa de público foram superadas pela organização. No total, cerca de 1,5 mil pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral, participaram da Semana Internacional das Humanidades.
As propostas contribuíram para uma visão crítica da atualidade a partir de diferentes abordagens sobre Direitos Humanos. As conferências tiveram os seguintes temas: Memória, Justiça e Verdade; Direitos Humanos: Universalismo x Culturalismo; Cuba e Colômbia: Olhares sobre Direitos Humanos na América Latina e no Caribe; Defesa dos Territórios x Garantia de Direitos; e A maioridade penal.
A Univates contou com diversos parceiros na realização do evento, entre os quais a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (Ceca), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Fundação Universal dos Estudantes Cristãos – América Latina e Caribe (Fumec ALC) e Rede Ecumênica da Juventude – regional Sul (Reju-Sul). A Semana Internacional das Humanidades foi mais um passo para a consolidação da Pasune e da Reju-Sul como parceiras da instituição.

A conferência do dia 10 teve à frente o advogado e representante do MST no Rio Grande do Sul, Diego Vedovatto; liderança Indígena Kaingang, Francisco Rokã dos Santos; e o líder do movimento quilombola, Onir Araújo. A mediação das falas foi feita pelo professor doutor Luís Fernando da Silva Laroque.

Na noite, foram abordados temas relativos à defesa de territórios, sendo ressaltado e questionado o conceito da propriedade, e, como a terra é cedida e para quem são determinados o uso e gozo, ao longo da história brasileira, em desfavor à presença indígena e quilombola, assim como as demandas da reforma agrária. Com intuito de desmistificar a articulação dos movimentos atuais houve relatos das experiências e quais os desafios que permanecem junto à função social da terra.

Alunas da Univates e também integrantes das organizações ecumênicas, Edoarda Sopelsa Scherer e Karen Daniela Pires colaboraram nos preparativos do evento, principalmente na indicação e recepção dos conferencistas. Facilitadora da Reju-Sul e coordenadora da Pasune, Edoarda destaca o pioneirismo do evento em âmbito regional. “Ele cumpriu com o papel de enaltecer algumas das principais pautas e tensões em relação aos Direitos Humanos no Brasil, na América Latina e Caribe. O olhar da academia em diálogo com pessoas militantes e estudiosos de distintos contextos possibilitou rever conceitos e criticar uma verdade que nos é colocada como uma realidade”, ressalta.

Camila Pires

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this