DOAR AGORA

V Encontro dos Kujà é realizado no Morro do Osso

V Encontro dos Kujà é realizado no Morro do Osso
25 de novembro de 2014 zweiarts

Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2014 ocorreu, na Terra Indígena Tupen Pãn, Morro do Osso, Porto Alegre/RS, a quinta edição do Encontro dos Kujà. Este evento, cujo nome traz o tema “Fortalecendo a medicina tradicional Kaingang”, busca valorizar e fortalecer as práticas medicinais do povo Kaingang, além de reconhecer a importância dos Kujà e das parteiras para a manutenção das práticas tradicionais Kaingang.

O Kujà é um líder espiritual para os Kaingang, pois tem a sabedoria sobre todo o sistema que engloba a medicina tradicional deste povo. Nesta ocasião, reúnem-se Kujà de todo o estado do Rio Grande do Sul para realizar rituais, aconselhar e orientar os/as Kaingang, batizar crianças, entre outras atividades. As parteiras também têm espaço de troca de saberes, bem como aconselhamento para as mulheres Kaingang.

O Encontro faz referência direta à figura do Kujà, porém este não está sozinho na medicina Kaingang. Existem outros referenciais, sejam pessoas, animais, plantas ou espíritos, diretamente ligados aos processos de medicina tradicional Kaingang. Podem ser citados: péin/rezador, wón ten-tàn fág unbrég nïr guèi fón fag-tár/parteira e também guias espirituais do Kujà, que normalmente são animais.

Durante os dias do Encontro, foram realizados rituais importantes para o povo, em momentos de participação restrita aos Kaingang. Também foram realizados rituais com presença de convidados/as não indígenas, como a queima de ervas e o batismo. Já a alimentação contou com muita comida típica: peixe assado na taquara, kumi, fuá, bolo na cinza, outras.

Contando com a presença de Kaingang de terras indígenas de todo o estado, o Encontro foi marcado por muitas e fortes manifestações através da dança, além de reflexão sobre a luta pela terra e a situação do povo Kaingang hoje. A articulação entre as comunidades Kaingang, de extrema importância, pode ser feita, culminando na elaboração de documentos, que serão encaminhados aos órgãos competentes.

O Encontro dos Kujà vem ocorrendo desde o ano de 2006, sempre com o apoio do COMIN. Lembrado pelos/pelas Kaingang como uma das primeiras entidades a apoiar o Encontro, o COMIN acredita que, além de valorizar a sabedoria dos/das velhos/as Kaingang, o Encontro dos Kujà é uma oportunidade de celebrar a cultura deste povo, revitalizando-a e estimulando crianças e jovens a permanecerem firmes no jeito de ser Kaingang.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this