DOAR AGORA

História e jeito de viver Kaingang

História e jeito de viver Kaingang
23 de outubro de 2014 zweiarts

Um livro que contasse a história de sua comunidade: esse era um dos sonhos do povo Kaingang da Terra Indígena Jamã Tỹ Tãnh (Morada do Coqueiro), do município de Estrela-RS. Embora o desejo fosse manifestado há alguns anos, foi no início do ano de 2014 que esse sonho começou a tornar-se realidade, em um processo de diálogo constante entre os Kaingang e as assessoras do COMIN (Conselho de Missão entre Povos Indígenas), com apoio também do projeto de extensão “História e Cultura Kaingang em Lajeado e Estrela/RS”, parceria entre Centro Universitário UNIVATES e COMIN. A publicação teve ainda o apoio financeiro da Kindernothilfe (KNH).

Após muitos momentos de relatos sobre a história e seu jeito Kaingang de viver, a comunidade pode, entre os dias 06 a 10 de outubro de 2014, ver o resultado de todo o trabalho. O livro, recheado de fotos, desenhos e histórias chegou à comunidade e com alegria foi apreciado. Assim, atende a um dos objetivos pelo qual os Kaingang queriam este material: fortalecer o sentimento de pertencimento das crianças Kaingang a tão importante povo indígena.

Outro objetivo dos Kaingang ao elaborar o seu livro era divulgar à sociedade em geral sua história e cultura e, para isso, no dia 14 de outubro de 2014, as lideranças das comunidades estiveram entregando o material na  3ᵃ CRE (Coordenadoria Regional de Educação), em Estrela, e na UNIVATES, em Lajeado/RS. A cacique Maria Conceição Soares e a vice-cacique Maria Sandra Soares puderam entregar o livro “Jamã Tỹ Tãnh – Ig Vẽnh Vẽj Kaingag / Morada do Coqueiro – Jeito de viver Kaingang”, para que a história de sua comunidade e sua cultura sejam conhecidos e reconhecidos também pelos não-indígenas da região em que vivem.

Na CRE foram entregues 100 exemplares, que serão encaminhados para as 90 escolas estaduais da região e 10 para as escolas do município de Estrela. Já na UNIVATES foram entregues exemplares ao professor Dr.Luis Fernando da Silva Laroque, coordenador do projeto “História e Cultura Kaingang em Lajeado e Estrela/RS”, para que sejam também fonte de pesquisa na universidade.

Este livro quer ser mais uma ferramenta de construção de diálogo intercultural, para que se consiga aprender com as diferenças e respeitar o povo Kaingang e sua cultura, desde a comunidade Jamã Tỹ Tãnh.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this