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Indígenas desafiam Teologia Cristã

Indígenas desafiam Teologia Cristã
16 de fevereiro de 2012 zweiarts

Nos dias 06-10 de fevereiro de 2012, em Buenos Aires, o Conselho Mundial de Igrejas, através do seu programa de diálogo inter-religioso, realizou uma consulta sobre a “Auto-compreensão Cristã no contexto das Religiões Indígenas”. Pelo COMIN participou o P. Hans Alfred Trein, compartilhando as reflexões acumuladas Nos últimos anos. A consulta foi a última de uma série sobre a auto-compreensão cristã no contexto de outras religiões. As quatro consultas anteriores exploraram a autocompreensão cristã no contexto do Islã (2008), do Judaísmo (2009), do Budismo (2009), e do Hinduísmo (2011). Participaram representações dos Maori de Nova Zelândia, dos Aymará de Bolívia, dos Cree anglicanos do Canadá, do povo Kichwa do Equador, dos indígenas Maya K´íche de Guatemala, dos indígenas anglicanos das Filipinas, cristãos não indígenas da Grã-Bretanha, Alemanha, Colômbia, Argentina e o abaixo assinado pela IECLB/COMIN Brasil. Faltaram representantes convidados da Groenlandia, da Índia e da Nigéria. Os dias eram iniciados e encerrados com celebrações recheadas de símbolos e rituais da espiritualidade indígena. À base de breves introduções trazidas pelos/as participantes, foram explorados os seguintes tópicos nas sessões de trabalho: Deus, Criação e Terra, Cristologia, Escritura, Justiça, Igreja, Missão, Culto e Espiritualidade. O P. Hans Trein levou contribuições introdutórias aos tópicos: Deus, Criação e Terra, Escritura e Missão. Em vários momentos apareceu o desafio de reler os escritos bíblicos com os olhos indígenas e de descolonizar a reflexão teológica. Uma afirmação transversal foi a presença do Deus Criador e também de Cristo entre os povos indígenas bem antes da chegada dos missionários europeus. Foram enfatizadas uma cosmovisão holística, o pensamento quadri-direcional (norte-sul, leste-oeste), o Deus presente e se revelando não apenas na história, mas também na criação, a íntima relação entre Deus e sua criação, a importância da tradição oral e das diversas línguas indígenas, o Cristo Salvador no sentido material, físico e espiritual, a justiça restaurativa das relações entre humanos e destes com o restante da criação – Deus inscreveu a justiça em sua criação.

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