DOAR AGORA

SEMANA DOS POVOS INDIGENAS 2009

SEMANA DOS POVOS INDIGENAS 2009
28 de abril de 2009 zweiarts

Curso de Formação com professores/as do Município de São Leopoldo/RS

No dia 06/04/09 aconteceu nas dependências da Faculdades EST o Curso de Formação sobre a temática indígena em Sala de aula com 50 professores/as da rede municipal de São Leopoldo. O encontro foi ministrado pela Pa. Cledes Markus que trouxe subsídios sobre a temática indígena na sala de aula e a Cat. Maria Dirlane Witt apresentou a metodologia de como trabalhar com o material da Semana dos Povos Indígenas elaborados pelo COMIN.

O encontro foi promovido em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo/RS que adquiriu 10.000 exemplares do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2009 – Modo de Ser Guarani para ser trabalhado com os alunos da 4ª e 5ª série de todas as escolas deste município.

 

Imigrantes alemães e indígenas: um conflito de direito que necessita conciliação

O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo tem promovido ciclos de palestras com temas que envolvem assuntos sobre indígenas, escravos e imigrantes que são direcionados, principalmente, à comunidade em geral e aos professores municipais deste município.

No dia 15/04, P. Hans Trein, coordenador do COMIN, palestrou com o tema: Imigrantes alemães e indígenas: um conflito de direito que necessita conciliação, com a presença de aproximadamente 50 participantes Apresentou-se um breve histórico do encontro/confronto entre imigrantes colonizadores e indígenas e refletiu-se sobre as conseqüências dessa história, bem como sobre a conjuntura atual das relações com os povos indígenas. P. Hans também abordou o papel das igrejas ao longo da história com suas missões, desembocando no atual trabalho realizado pelo COMIN. Enfocou ainda a realidade de indígenas em espaços urbanos. Os participantes demonstraram interesse em relação ao tema através do debate.

Foi um importante espaço para a divulgação do material da Semana dos Povos Indígenas 2009 em que os participantes levaram exemplares e outros materiais divulgados pelo COMIN.

 

 

Visitação de alunos do Colégio Sinodal de São Leopoldo na Secretaria do COMIN

Durante duas semanas ocorreram visitas dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Sinodal das dependências da Secretaria Executiva do COMIN. Alunos e professores foram recebidos por Cristina Rieth com uma pequena apresentação dos trabalhos realizados pelo COMIN e um diálogo sobre a temática indígena. Também puderam conhecer e adquirir artesanatos dos Povos Indígenas de diferentes etnias e lugares do Brasil que estão expostos na sede.

Após a visita muitos pais vieram conhecer os trabalhos do COMIN acompanhados de seus filhos, em que houve possibilidade de dialogar sobre a realidade dos povos indígenas em nível de Brasil.

 

Culto na Faculdades EST

No dia 22 de abril foi realizado um culto nas dependências da Faculdades EST dirigido pela equipe do COMIN em parceria com a EST com a participação da Pa. Iara Muller, alunos de teologia Rafael e Scheila….e o grupo de liturgia dirigido por Soraya. O tema do Culto foi A Ressurreição: uma realidade que interessa aos Povos Indígenas. Na celebração estavam presentes elementos importantes das culturas de diversos Povos Indígenas como cestos, panos, esculturas e outros artesanatos.

P. Hans fez a pregação sobre Marcos 16.12-18 e enfatizou que: “A ressurreição é uma realidade que verdadeiramente interessa aos povos indígenas. Pois eles foram mortos e o Deus da vida os quer vivos novamente. Não é ressurreição, no fim dos tempos; é ressurreição agora já, histórica, luz que impulsiona a enfrentar os poderes da morte que ainda estão agindo. É ressurreição já presente em suas lutas por direitos, organização e avanços sociais, seu reconhecimento por parcelas crescentes da sociedade não-indígena…”

Cerca de 50 pessoas participaram deste importante momento em que o COMIN tem a possibilidade de celebrar com toda a comunidade da Faculdades EST.

 

Também aconteceu…

Palestras nas escolas da rede pública e privada com a presença dos Povos Indígenas Kaingang e Guarani, exposição fotográfica Guarani em escolas dos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Ivoti e Esteio e também houve muitos pedidos de aquisição dos cadernos da Semana dos Povos Indígenas.

Em todos os campos de trabalho do COMIN ocorreram atividades relacionadas a Semana dos Povos Indígenas.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this