DOAR AGORA

Semana da Enfermagem EST Saúde Indígena

Semana da Enfermagem EST Saúde Indígena
21 de maio de 2009 zweiarts

No dia 13 de maio, a partir das 19 e 30 horas, estiveram reunidos na sala 512 da Faculdade EST, acadêmicos de Técnico em Enfermagem, coordenadora e professora do Curso, para juntos com a equipe do COMIN, as Técnicas de Enfermagem Anízia Brasileira Sales e Noelí Teresinha Falcade e a Pastora Cledes Markus,  trabalhar sobre a temática: Saúde das Populações Indígenas, mais especificamente voltadas as etnias Kaingang e Guarani.

As Técnicas de Enfermagem falaram da estrutura e organização da saúde indígena, de responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Salientou – se também sobre o atendimento prestado pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena as 7.000 indígenas das etnias Kaingang e Guarani da Terra Indígena Guarita/RS.

Um momento de bastante relevância na interlocução entre os participantes, foi na apresentação dos detentores e donos do saber tradicional indígena (Kaingang e Guarani), devido à curiosidade dos acadêmicos acerca das especificidades culturais e dos saberes do sistema de saúde indígena. Anizia pontuou que o “kujã é o cuidador espiritual de seu povo e estes valores culturais precisam ser revitalizados, porque estão vivos na memória de seus parentes. As práticas tradicionais de saúde necessitam serem articuladas com outros sistemas para a melhoria da saúde dos povos indígenas”.

A perspectiva de diálogo, respeito e complementaridade entre os sistemas indígenas e não-indígenas, foram abordados com ênfase,, uma vez que a comunidade indígena necessita de ambas na atualidade.

“Respeitar a especificidade de cada cultura é tratar e ver o outro como nós gostaríamos de ser tratados/vistos. Esta humanização precisa ser evidenciada no cotidiano dos serviços de saúde”, Ressalta Noelí.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this