DOAR AGORA

Modo de Ser Guarani MBYA REKO REGUA

Modo de Ser Guarani MBYA REKO REGUA
11 de maio de 2009 zweiarts

O material da Semana dos Povos Indígenas (SPI) 2009 foi apresentado à comunidade da Aldeia Guarani do Gengibre, na Terra Indígena Guarita (Erval Seco/RS). No dia 26 de março do corrente ano a Aldeia Guarani do Setor Gengibre da T.I. Guarita recepcionou a comunidade local, obreiros/as do COMIN e a secretária municipal de educação de Erval Seco para festejar o lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas de 2009.

O processo de construção do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2009 foi realizado com intensa participação de várias comunidades guarani. O caderno aborda o tema Modo de ser Guarani. A comunidade da Aldeia Gengibre contribuiu na elaboração do material com abordagens sobre as atividades e responsabilidades da mulher guarani e o cotidiano da comunidade.

O caderno destina-se às escolas não-indígenas como material de orientação e informação sobre a cultura guarani. Na publicação foram apresentados dados, aspectos, exemplos e informações que apontam para valores e saberes de sua cultura e que representam fonte significativa de aprendizagem para a sociedade nacional.

O evento, na comunidade guarani da Aldeia Gengibre, foi festejado com a acolhida e a saudação do cacique Virgilio Benites, sob a orientação de seu pai Hélio Fernandez, que é o pajé/karaí da comunidade. Após as falas de apresentação do caderno à comunidade o cacique fez a entrega de exemplares à secretária municipal de educação de Erval Seco/RS. As pessoas da comunidade reunidas receberam exemplares e apreciaram os aspectos culturais abordados no livro.

A comunidade sentiu-se agraciada com a possibilidade de expor um pouco de seu modo de ser e viver, e convida às pessoas não-indígenas para conhecer um pouco mais sobre o seu jeito de ser e viver no cotidiano da vida.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this