DOAR AGORA

Intercâmbio entre Mulheres Guarani na Socialização de saberes

Intercâmbio entre Mulheres Guarani na Socialização de saberes
13 de novembro de 2009 zweiarts

Nos dias 20 a 22 de outubro, foi realizado intercâmbio entre os Programas COMIN ASA e PIDA com e entre as mulheres guarani. Nesta primeira etapa duas mulheres guarani da Aldeia Tekoá Ka´agua Porão da T.I. Guarita/RS visitaram as Aldeias Estiva e Pindó Mirim (Itapuá) ambas do município de Viamão/RS.

O evento teve como objetivo a troca de sementes de espécies nutricionais e medicinais, a socialização dos saberes acerca de algumas espécies de ervas medicinais utilizadas pelas indígenas visitantes, trocas e vendas de artesanatos e o reencontro com os parentes.

Nas duas aldeias em que foi realizado o intercâmbio, as indígenas visitantes, socializaram os seus saberes, explanando sobre o cultivo das sementes, o uso correto das ervas medicinas, com a posterior partilha das sementes, ervas e artesanatos com as participantes do encontro. Um momento significativo do evento na aldeia Estiva se deu quando uma das gestantes no oitavo mês de gestação, participante do grupo, pegou um punhado de cascas de ervas medicinais e disse: “este remédio chegou em boa hora”. A partilha e a reflexão aconteceram num clima de harmonia e de respeito aos saberes das visitantes.

Para a continuidade do Intercâmbio, foi agendado visita para a primeira quinzena de dezembro. Destra vez as mulheres guarani das Aldeias Estiva e Pindó Mirim, farão visitas e trabalhos manuais com as indígenas guarani da Aldeia Tekoá Ka´agua Porão da T.I. Guarita no município de Erval Seco/RS.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this