DOAR AGORA

Grupo de Apoio ao PIDA tem sua segunda reunião do ano

Grupo de Apoio ao PIDA tem sua segunda reunião do ano
26 de novembro de 2009 zweiarts

Reuniu-se no dia 9 de novembro de 2009, na Comunidade Evangélica de São Leopoldo, o Grupo de Apoio ao Projeto de Trabalho com Indígenas Kaingang e Guarani em Situação de Acampamento, em Processo de Assentamento e em Meio Urbano (PIDA). Ele é um dos projetos do Conselho de Missão entre Índios (COMIN) da IECLB. Sua atuação abrange a área de cinco Sínodos da IECLB: Rio dos Sinos, Sul Rio-Grandense, Centro Campanha-Sul, Vale do Taquari e Nordeste Gaúcho.

O Grupo de Apoio é um fórum de acompanhamento e discussão do campo de trabalho, formado por pessoas engajadas ou interessadas na causa indígena. Tem por objetivo despertar o apoio e a solidariedade aos povos indígenas, conhecendo sua realidade e buscando também uma aproximação do campo de trabalho com as instituições de ensino, sínodos, paróquias e comunidades da IECLB, entre outros.

Na reunião, o relato teve espaço prioritário. As obreiras Evanir Kich e Maria Ione Pilger destacaram atividades que ocorreram, envolvendo a questão da terra, sustentabilidade, educação e saúde. Também falaram sobre o trabalho junto à sociedade envolvente como escolas, conselhos municipais e outros grupos. Através de oficinas ou de relato sobre a atuação junto aos povos indígenas Guarani e Kaingang, participaram da Assembléia Sinodal, Conselho Sinodal, grupo de OASE, ensino confirmatório, instituições de ensino da Rede Sinodal e outros espaços. Integrantes do Grupo de Apoio falaram sobre a sua atuação envolvendo os povos indígenas. Ela aconteceu junto às instituições de ensino, bem como a comunidades, paróquias e sínodos da IECLB, No planejamento de atividades para 2010, que envolvem o Grupo de Apoio, estão: visita à aldeia, reuniões semestrais e um seminário de formação antropológica.

Na reflexão de abertura da reunião, a catequista Íres L. Klein, do Sínodo Rio dos Sinos, compartilhou a “Oração inter-religiosa”, extraída de “Diálogo inter-religioso: 40 anos da declaração Nostra Aeate, sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs” (1965-2005, Paulinas). Confiança, amizade, conhecimento, dignidade, justiça, liberdade, paz, respeito e tolerância são algumas das palavras-chave da oração. “… Que estejamos atentos para a qualidade das intenções, das atitudes e dos comportamentos, dispondo-nos a aceitar as diferenças das culturas e a individualidade. Que assim se estabeleça o respeito. Que aprendamos a coexistir pacificamente, sem disfarces, sem estereótipos e estigmas associados aos que julgamos diferentes de nós, descobrindo o verdadeiro valor da diversidade e da complementaridade” propõe a oração.

Ingelore S. Koch, da diretoria do COMIN, fez a reflexão de encerramento, animando a equipe do COMIN a prosseguir o seu trabalho. Como estímulo, trouxe as palavras do pastor Valdemar Gaede, em sua meditação no devocionário “Semente da Esperança” (PPL), ano 1995, página 181: “Continue sonhando forte com um mundo mais justo e com gente mais feliz. Entenda que não é só você que tem bons sonhos e bons planos. Todos nós estamos juntos, embalados pelo sonho de paz, de justiça e de amor; Continuemos persistentes na confissão da esperança.”

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this